Os índices de criminalidade da cidade de Maryland deram lugar a excedente de casas desocupadas em certos bairros.
Comentários: 0
Baltimore
Foto de Baron Cole no Unsplash

A cidade de Baltimore, no estado de Maryland, nos EUA, prepara-se para vender centenas de casas vazias a moradores por apenas um dólar. O objetivo será revitalizar os imóveis abandonados e repovoar os bairros mais problemáticos.

Os índices de criminalidade da cidade de Maryland – a viver uma tragédia na sequência do desabamento da ponte Francis Scott Key, após a colisão de um navio cargueiro – deram lugar a excedente de casas desocupadas em certos bairros.

De acordo com a autarquia, há cerca de 15 mil imóveis abandonados em Baltimore, mas apenas 200 serão vendidos a este preço simbólico a moradores que se comprometam a restaurá-las e viver nelas.

Apesar do programa querer incentivar os moradores de Baltimore a comprar as propriedades baratas, promotores e organizações sem fins lucrativos também podem comprar as casas vazias - por 3.000 dólares, neste caso, de acordo com a Business Insider.

Baltimore
Getty images

Esta não é a primeira vez que a cidade tenta uma política como esta. Nos anos 1970, o programa “casa por 1 dólar” ofereceu casas a preços simbólicos aos proprietários dispostos a investir nas suas reformas. Agora, décadas depois, a cidade está a reviver essa ideia com uma abordagem atualizada e uma visão renovada.

Diferentemente do passado, o programa atual dá prioridade a compradores individuais ao invés de promotores, cobrando a estes últimos um preço mais elevado. Além disso, de acordo com Governing.com, estão disponíveis subsídios de até 50 mil dólares para ajudar nos custos de reparação, embora os beneficiários tenham de garantir aprovação prévia para empréstimos de construção.

No entanto, a cidade está atenta para garantir que esse esforço não resulte em gentrificação descontrolada ou expulsão dos residentes mais pobres. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta