A Monocoque Cabin foi projetada pelo arquiteto Peter Markos numa quinta em Shropshire, Reino Unido.
Comentários: 0
Monocoque Cabin
Monocoque Cabin Peter Markos e Efe Onikinci

As minicasas de madeira têm-se tornado uma opção cada vez mais popular para ter um pequeno espaço para trabalhar ou passar a noite devido à sua facilidade de montagem e transporte, e custo relativamente baixo. Há projetos para todos os usos, gostos e formatos, desde as cabanas mais tradicionais que lembram cabanas na floresta, outras também feitas de madeira, mas com formas mais contemporâneas, futuristas, com materiais metálicos, etc. Há ainda outros mais ousados e impressionantes, como o desenvolvido por Peter Markos com um conceito "monocoque".

cabanas de madeira
Peter Markos e Efe Onikinci

Estética, engenho e eficiência

cabine Monocoque foi projetada pelo arquiteto Peter Markos numa quinta em Shropshire, Reino Unido, em colaboração com os especialistas em pré-fabricação BlokBuild e Price & Myers. A minicasa é cercada por uma floresta e é concebida como uma cabana de madeira que se distingue pela sua forma orgânica que evoca as formas de um casulo. Destaca-se a sua técnica construtiva inovadora, inspirada nos princípios estruturais utilizados nas indústrias aeroespacial e automotiva, que envolvem as estruturas com uma pele externa ou "monocoque".

Seguindo este conceito, a cabine Monocoque foi "inspirada no design monocoque dos caças Mosquito de Havilland da Segunda Guerra Mundial, que se destacam como exemplos primordiais de construção monocoque, com a qual a cabine visa trazer este nível de engenho e eficiência à arquitetura e aos espaços domésticos", explica o arquiteto.

cabines de madeira
Peter Markos e Efe Onikinci

Os detalhes meticulosos são uma característica de destaque desta cabine. De um ornamento esculpido à mão a uma maçaneta de nogueira, cada elemento foi cuidadosamente selecionado para complementar a estética geral da estrutura. Além disso, tecnologias sustentáveis, como turbina eólica e painéis solares, foram incorporadas para garantir sua autossuficiência energética e poder ser isolada da rede elétrica.

A cabine tem 3,3 metros de largura por 3,5 metros de altura e 9 metros de comprimento. A sua estrutura é composta por uma nervura estrutural de compensado de bétula, revestida com azulejos decorativos de cedro. Um deck exterior elevado rodeia a fachada, proporcionando um espaço exterior com vistas panorâmicas para a envolvente natural. 

cabines de madeira
Peter Markos e Efe Onikinci

Madeira para harmonizar com o meio ambiente

A cabine tem um deck exterior elevado que a envolve e cujo acesso é feito por uma escada de aço. Por dentro, a cabine oferece um layout compacto, mas funcional. Um corredor liga os diferentes espaços, que incluem uma cozinha equipada com um fogão a lenha, uma casa de banho e um quarto. A estrutura de madeira possui aberturas de policarbonato translúcido que permitem a entrada de luz natural, criando um ambiente aconchegante e iluminado.

cabines de madeira
Peter Markos e Efe Onikinci

A madeira é o principal material da casa, escolhido não só porque "presta homenagem a estes desenhos históricos, mas também garante que o edifício se harmoniza com a sua envolvente rural, uma vez que, com o tempo, estes materiais envelhecem naturalmente e tornam-se cinzentos, realçando a beleza da estrutura e misturando-a ainda mais na paisagem, muito parecido com os projetos duradouros encontrados em construções aeroespaciais e automotivas, projetados para durar e evoluir ao longo do tempo."

O projeto Monocoque Cabin foi desenvolvido graças a um concurso de alojamento único organizado pela Airbnb que, depois de o ganhar, permitiu o seu financiamento. O projeto levou à fundação do estúdio de arquitetura Markos Design Workshop com o qual pretende replicar a cabine em diferentes lugares, melhorando o seu design para se adaptar às necessidades específicas dos clientes.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta