Estudo sugere que a dependência da economia britânica de trabalhadores estrangeiros e a falta de construção de habitação estão a colidir.
Comentários: 0
Castillo de Windsor
Castillo de Windsor GTRES

A crise do arrendamento no Reino Unido está a ser exacerbada pela migração líquida recorde, já que a oferta de habitação não consegue acompanhar o crescimento populacional, de acordo com uma nova análise da Capital Economics.

O número de famílias formadas por novos imigrantes que arrendam casa saltou de cerca de 80.000 por ano na década de 2010 para mais de 200.000 nos últimos anos, de acordo com a Capital Economics. A análise baseia-se em dados do Office for National Statistics que sugerem que 80% dos novos imigrantes arrendam no setor privado.

Os resultados sugerem que a dependência da economia britânica de trabalhadores estrangeiros e a falta de construção de habitação estão a colidir, exacerbando a crise do custo de vida para os inquilinos.

"A alta imigração líquida levou a um aumento acentuado na procura de casas para arrendar, o que fez o custo dos arrendamentos disparar em comparação com o salário médio", disse Andrew Wishart, economista senior do setor imobiliário da Capital Economics, à Bloomberg.

A imigração líquida disparou no Reino Unido desde a pandemia, atingindo um recorde de 745.000 pessoas em 2022. Tem sido impulsionada por estudantes internacionais, profissionais de saúde e migrantes de Hong Kong e da Ucrânia.

A Capital Economics afirma que a procura de casas para arrendar também foi impulsionada por pessoas que querem comprar a primeira casa, tendo que arrendar por mais tempo devido às altas taxas de juros dos empréstimos. No entanto, a empresa acrescenta que, mesmo que todos esses potenciais compradores arrendassem, o aumento resultante na procura seria muito menor do que o da migração.

Wishart, em declarações à Bloomberg, alertou que muitas famílias de baixos rendimentos estão a ser excluídas do mercado de arrendamento, com listas de espera para habitação social e um aumento do número de pessoas a dormir nas ruas.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta