É altura de prepararmos a marmita e irmos merendar para o parque.
Comentários: 0
parque de merendas
Pexels

O sol já brilha todos os dias, a chuva quase foi de férias e é altura para ir aproveitar o bom tempo ao ar livre. Apanhar ar puro, limpar os pulmões e fugir do caos e stress da cidade. Para os amantes da natureza, parques e jardins, partilhamos contigo opções divinais para fazeres piqueniques e regenerares na natureza, com amigos e família, em maravilhosos parques de merendas.

Piqueniques: o que não esquecer 

parque de merendas
Pexels

Antes de fazer um piquenique é importante que não te esqueças de algumas coisas essenciais, principalmente se levares contigo crianças ou animais de estimação. 

Dependendo da zona ou da altura do ano que escolhes para fazer um piquenique, além do famoso lanche na cesta de verga e da toalha, deves lembrar-te de levar bastante água, chapéu e protetor solar. Para entreter toda a família, não deixes para trás os brinquedos ou jogos de tabuleiro e poderás criar momentos de muita diversão e gargalhadas ao ar livre. 

Parque de Merendas na zona de Lisboa:

Lisboa é muito grande e apesar de ser conhecida por ser uma cidade muito movimentada, há vários recantos que te ajudam a parar e respirar ar puro nos tempos livres:

  • Parque das Merendas em Sintra

Os mistérios de Sintra são mais que muitos e esta vila tem histórias para contar desde 1154. Os seus jardins, monumentos e palácios são dignos de príncipes e princesas, e cada vez que lá vamos sentimos a magia a pairar no ar.

Antigamente conhecida por Serra da Lua, Sintra é Património Mundial da UNESCO no âmbito da categoria “Paisagem Cultural” desde 1995 e é, ainda hoje, o lugar perfeito para passar um dia durante o fim de semana, ficando a pouco mais de meia hora de Lisboa. 

Traz as trouxas e as marmitas para o Parque das Merendas, situado a oito minutos de carro do Palácio da Pena, num enquadramento paisagístico inigualável. O parque tem estufas e caminhos secretos que esperam ser descobertos, no meio das árvores de grande e médio porte que Sintra tem para oferecer. São mais de meio milhar de árvores onde podes escolher a tua sombra preferida, com mesas e bancos em pedra para lanchar, ler ou estar na cavaqueira enquanto se respira o ar especial de Sintra. 

O Parque das Merendas está aberto todos os dias, sendo que de outubro a março abre das 10h00 às 17h00, de abril a junho e durante o mês de setembro abre das 10h00 às 18h00 e de julho até ao final de agosto abre das 10h00 às 19h00.

parque de merendas
Pexels
  • Jardim Guerra Junqueiro (Jardim da Estrela) na Lapa

O Jardim da Estrela é uma das pérolas de Lisboa. O Jardim da Estrela é um pequeno mundo, é uma selva, é um refúgio, uma salvação. Situado no coração de Lisboa, quando se entra no jardim esquecemo-nos automaticamente que estamos numa cidade ruidosa e atarefada. 

O Jardim da Estrela, mais tarde renomeado Jardim Guerra Junqueiro, foi construído ao estilo dos jardins ingleses em 1842, tendo ficado finalizado dez anos depois. Tem 4,6 hectares e vários espaços para merendar, inúmeras espécies de árvores e plantas para conhecer, um lago com patos para admirar, e um parque infantil para as crianças brincarem.

Durante os meses de primavera e verão é palco de feiras alternativas e artesanais, espetáculos de música, sessões de cinema ao ar livre e muita animação.

Para a felicidade de todos,o jardim está aberto todos os dias, das 07h00 às 24h00

parque de merendas
Pexels
  • Parque da Pedra em Monsanto

Monsanto é o pulmão de Lisboa. É o lugar onde podemos ir para respirar ar limpo e recarregarmos energias enquanto abraçamos um sobreiro. O Parque Florestal de Monsanto tem 900 hectares de terreno, uma variedade de ambientes verdes, com sobreiros, eucaliptos, ciprestes-do-buçaco, azinheiras e carvalhos. 

O Parque da Pedra, dentro do Parque Florestal de Monsanto, tem um geomonumento, um parque de merendas e um parque infantil. 

A zona onde se pode fazer um piquenique tem 12 mesas com bancos corridos (para que todos nos sentemos em família, chegados uns aos outros), um bebedouro, capacidade para 48 pessoas sentadas e árvores centenárias para se juntarem à festa. Está aberto 24 horas por dia, 365 dias por ano. Porque qualquer dia é bom para fazer um piquenique.

Há 97 milhões de anos o Parque da Pedra era mar, e em 2024 é um lugar maravilhoso para se estar. 

parque de merendas
Pexels
  • Parque da Paz em Almada

Atravessamos o Rio Tejo e vamos até Almada, a cidade dos deliciosos claudinos que fazem a glicose disparar. A 10 minutos de carro do Santuário do Cristo Rei está o Parque da Paz, com 60 hectares de beleza almadense.

Criado desde 1996 e considerado o pulmão verde de Almada, este parque é uma ótima escolha para merendar num ambiente de calma e harmonia (para não dizer paz). Tem uma enorme diversidade biológica, 102 espécies de animais e plantas, 114 espécies de árvores, um lago com cisnes, a escultura Monumento à Paz, de José Aurélio, espaços para correr e saltar e zonas para relaxar à sombra de um pinheiro.

Numa altura em que tanto precisamos de paz, dentro de nós e por este mundo fora, uma ida ao Parque da Paz no pode fazer sentir-nos mais tranquilos e serenos. Está aberto 24 horas com exceção de certos feriados ou dias de celebração. 

parque de merendas
Pexels
  • Parque Quintas das Conchas no Lumiar

Contam-se 24, e são o número de hectares que o Parque da Quinta das Conchas dispõe. É um parque ideal para relaxar e deixar de lado o stress do dia a dia. Tem um lindíssimo lago e ao seu lado uma zona de eucaliptos de grande porte que fazem sombra para a zona das mesas de merendas.

Dispõe de um recinto polidesportivo, um restaurante, zona de merendas, cafetaria, área de exposições, um parque infantil e muita mas muita relva. É um parque que tem sempre eventos a acontecer: festas de aniversário de pequenos e graúdos, mercados orgânicos, aulas de yoga, jogos de futebol, sessões de cinema, feiras de artesanato ou workshops de dança ao ar livre. 

É um espaço para todas as idades e é conhecido por ter os escorregas mais 'cool' de Lisboa e pela pequenina biblioteca com livros gratuitos, que qualquer um pode usufruir e requisitar livros, fazendo trocas entre os leitores. 

O parque está aberto todos os dias, das 6h45 às 24h00.

parque de merendas
Pexels
  • Parque dos Poetas em Oeiras

Para os amantes de cultura de poesia que procurem momentos na natureza, este parque é a resposta. O Parque dos Poetas é um convite à celebração da cultura, um convite à arte, um convite à contemplação e ao lazer.

Tem 22,5 hectares onde são representados 60 poetas, sendo 50 poetas portugueses e 10 poetas de países ou territórios de expressão portuguesa. É um verdadeiro parque literário que podemos visitar e ter a oportunidade de lanchar.

Tem uma belíssima vista onde somos banhados com a presença do Atlântico, que podemos ver diretamente do parque, e temos a graça de poder explorar um espaço que faz referências aos génios das letras. Há riachos e lagos, a Ilha dos Amores, zona da Mãe d’água, um miradouro, um templo de poesia e a gruta de Camões.

Este espaço dedicado aos poetas lusófonos tem também atividades culturais, desportivas e ambientais. De 1 de outubro a 31 de março, está aberto de segunda a sexta-feira das 15h00 às 17h00 e aos fins de semana das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h00; de 1 de abril a 30 de setembro, o horário é  de segunda a sexta-feira das 15h00 às 18h00 e aos fins de semana das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00. A entrada é gratuita. 

parque de merendas
Pexels
  • Parque Recreativo do Alto da Serafina (Parque dos Índios) em Monsanto

Qual é a criança que não adora o Parque dos Índios? Este parque foi inaugurado em 1992 e desde então que é a alegria de muitas famílias. Situado no Parque Florestal de Monsanto, é uma mistura de sensações, de momentos para aproveitar e experiências para viver .

Tem uma área de 5,6 hectares e muitos cantos e recantos por explorar: parques infantis dignos de um filme de animação, um miradouro de nos deixar de queixo caído, imensas zonas de merendas para se ter uma boa refeição trazida de casa, amplos relvados e um parque aventura.

Está aberto de 1 de outubro a 31 de março entre as 9h00 e as 18h00 e de 1 de abril a 30 de setembro entre as 09h00 e as 20h00. 

parque de merendas
Pexels

Parques de merendas no Porto

E como o norte do país também tem maravilhosos parques de merendas para explorar, deixamos-te sete opções na zona do Porto:

  • Parque da Cidade

Representando a maior concentração de natureza do Porto e sendo o maior parque urbano do país, com 83 hectares, o Parque da Cidade é uma alegria a olhos vistos. A zona verde estende-se até ao oceano, criando a união entre o azul e o verde em algo mágico e tornando este parque ainda mais especial.

Inaugurado em 1993, o parque tem muitos pontos por onde se pegar: 11 quilómetros de caminhos para praticar desporto, restaurantes para tomar um refresco, quase infinitos espaços para piqueniques, sombras para namorar… a beleza da fauna e da flora é tal que é muito difícil renegar trazer a toalha e ficar a apreciar a brisa marinha que cobre o jardim.

O acesso a este parque é livre; está aberto de outubro a março das as 08h00 às 22h00 e de abril a setembro das 08h00 às 24h00. Um parque único e em Portugal (e um dos poucos do mundo) onde os campos verdes e as árvores floridas estão num permanente 'affair' com a areia da praia e as ondas do mar. 

parque de merendas
Pexels
  • Jardim da Fundação de Serralves

O Parque de Serralves, da Fundação Serralves, é dos espaços mais bonitos e refinados que temos a oportunidade de admirar. É um parque sublime, requintado, com uma paisagem digna de uma obra de arte. 

São 18 hectares recheados de espaços harmoniosamente interligados, onde um leva ao outro, e onde podes visitar cada canto. Há jardins formais e aprumados, matas mais selvagens, uma quinta tradicional e uma diversidade impressionante do património arbóreo, com 200 espécies de plantas.

Os jardins e o parque são também um cenário museográfico, onde temos a oportunidade de conhecer esculturas que estão em exibição permanente na Fundação, sendo da Coleção da Fundação de Serralves. Junta-se o lazer de uma visita ao parque para lanchar enquanto apanhamos sol e uma dose de cultura portuguesa.

Os bilhetes para visitar o parque custam 12 euros para os residentes em Portugal sendo que há entradas gratuitas no primeiro domingo de cada mês. Para menores de 12 anos a entrada é gratuita e a Fundação oferece um desconto de 50% para jovens estudantes entre os 12 e os 17 anos, 25% para portadores de bilhetes CP Alfa Pendular e Intercidades e 20% de desconto para quem apresentar o Cartão Jovem.

parque de merendas
Pexels
  • Parque da Pasteleira

Construído entre 2004 e 2009 e com uma área de sete hectares, o Parque da Pasteleira não nos oferece bolos, mas oferece algo muito melhor. Oferece-nos um momento de relaxamento na natureza, um momento de calma e união com a terra.

Existe um parque infantil, cafetaria, o Centro de Educação Ambiental (CEA) e uma ciclovia partilhada de 2 quilómetros que faz ligação com o Parque da Cidade. Podes escolher levar as crianças a brincar, fazer desporto ou encostares-te à sombra de um pinheiro-bravo, um sobreiro ou um rododendro enquanto tomas um refresco num domingo ao final da tarde. 

O parque está aberto no horário de verão entre as 08h00 e as 23h00 (de abril a setembro) e no horário de inverno entre as 08h00 e as 20h00 (de outubro a março).

parque de merendas
Pexels
  • Parque de São Roque

O Parque de São Roque, também conhecido por Quinta da Lameira (junto ao Estádio do Dragão), foi aberto ao público em 1979 e atrai amantes desde então. É um lugar mais recatados para os que sentem a necessidade de fugir da agitação da cidade e ter um momento de relaxamento e descontração.

É um parque com inúmeros jardins, com bancos de pedra para merendar, com uma belíssima capela para ter um momento de reflexão e conexão com o divino e tem o famoso labirinto de arbustos, razão pela qual é conhecido.

O espaço tem mais de 5,2 hectares, com miradouros reabilitados e peças esculturais espalhadas em vários pontos do parque. Encontras eucaliptos, jacarandás, cânforas e camélias para alegrar o panorama.

O Parque de São Roque está aberto todos os dias, sendo que de outubro a março abre das 08h00 às 19h00 e de abril a setembro abre das 08h00 às 20h00. Há tempo suficiente para aproveitar.

parque de merendas
Pexels
  • Parque do Covelo 

Vamos até à zona de Paranhos: é aí que está a Quinta do Covelo, antigamente chamada de Lindo Vale. Com 8 hectares de verdura, esta quinta é uma mancha verde no meio da cidade do Porto. E ainda bem que existe. 

Foi doada à Câmara Municipal do Porto no século XX e foi criada uma vinha tradicional da região do Douro que ocupada grande parte da área total da quinta. Tem um lago, variadíssimos tipos de vegetação, um parque infantil e um quiosque que vende refrescos.

No parque podemos ver as árvores a mudar de cor à medida que o sol se põe, somos abençoados por um momento de reencontro com a natureza e de apreciação de tudo o que ela nos oferece incondicionalmente. Há muitos espaços à escolha para montares o teu piquenique e merendares neste pequeno paraíso rural, que vale a pena visitar. 

parque de merendas
Pexels
  • Jardins do Palácio de Cristal

Estes são os jardins que envolvem o Palácio de Cristal: uma obra paisagística que não deixa ninguém indiferente com a vista sobre Gaia e o rio Douro. 

Situado no centro do Porto, o jardim de cristal é ideal para se fazer um piquenique e celebrar o amor num ambiente de romance, com a companhia de camélias, magnólias, palmeiras e tulipeiros dignos de uma história de amor. 

Tem uma biblioteca disponível para todos, um parque infantil e muitos espaços para se ter um momento a dois, num ambiente calmo e romântico

O seu horário de abertura é das 08h00 às 21h00 entre os meses de abril e setembro e das 08h00 às 19h00 entre outubro e março. 
 

parque de merendas
Pexels
  • Jardim do Passeio das Virtudes

Os pores do sol no Jardim do Passeio das Virtudes são do melhor que há. Localizado no centro histórico do Porto, este parque foi concebido entre 1830 e 1898. Tem muitos anos de vida e continua de pé, a atrair os portugueses para merendar e passar um bom bocado, enquanto apreciam a cidade vista de cima.

Uma das virtudes do jardim é a vista ímpar sobre a cidade portuense. Sabe muito melhor trazer o lanche para um parque onde somos banhados por uma paisagem magnífica, certo? O miradouro oferece um dos melhores por-do-sol do norte e longe dos olhares dos turistas.

O jardim possui a área de 1 hectare e está aberto das 09h00 às 19h00 no verão (abril a setembro) e até às 18h00 no inverno (outubro a março).

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta