
Com os dias de férias, muitos gostam de reunir amigos e familiares ao redor de uma fogueira, seja para contar histórias, preparar um churrasco ou sentir um calor durante as noites mais frescas. Mesmo assim, é importante estar atento às regras que visam prevenir os incêndios, especialmente nos dias de calor intenso.
Este guia serve, por isso, para o esclarecer o que é permitido e o que é proibido quando se trata de acender fogueiras ao ar livre, garantindo que a tua diversão não compromete a segurança, nem o bem-estar da fauna e flora ao teu redor.
As fogueiras ao ar livre são permitidas no verão?

Segundo o documento de condicionantes associadas ao índice de perigo de incêndio rural, disponibilizado em PDF online, nos dias de risco máximo ou muito elevado de incêndio é totalmente proibido fazer fogueiras para lazer ou recreio. Esta proibição também se aplica às fogueiras em festas populares e arraiais.
Além disso, o uso de fogareiros e grelhadores é restrito, sendo permitido apenas em locais devidamente identificados para esse fim. Nos dias de perigo "muito elevado" ou "máximo," é ainda proibido utilizar equipamentos florestais de recreio em Áreas Prioritárias de Prevenção e Segurança.
Recomendamos-te a estares atento ao Índice de Risco Temporal de Incêndio Florestal na tua área de residência, para que possas escolher o momento certo para realizar fogueiras ao ar livre com total segurança.
Como posso saber o Índice de Risco Temporal de Incêndio Florestal?
Para conheceres o Índice de Risco Temporal de Incêndio Florestal em território português, podes utilizar os seguintes métodos:
- Instituto Português do Mar e da Atmosfera: O IPMA disponibiliza diariamente no seu site o Índice de Risco Temporal de Incêndio Florestal, segmentado por região. No site que poderás aceder, encontras um mapa de Portugal atualizado que mostra os níveis de risco de incêndio;
- Aplicações para telemóveis: existem várias apps de meteorologia e segurança que oferecem informações em tempo real sobre o risco de incêndio. Uma dessas é a app criada pelo https://fogos.pt/, mas também existem outras que utilizam os dados partilhados pelo IPMA;
- Meios de comunicação: durante o verão é habitual os telejornais falarem do risco de incêndio em Portugal. São pormenorizadas as áreas mais propensas a incêndios, portanto ficarás a saber onde é que as fogueiras são permitidas ou proibidas;
- Consulta às autoridades locais: os bombeiros, câmaras municipais e serviços de proteção civil fornecem informações atualizadas sobre o risco de incêndio na tua região. Consulta as páginas oficiais do teu concelho para esclareceres todas as dúvidas;
- Placas informativas: muitas zonas rurais, especialmente em parques naturais ou áreas florestais protegidas, existem placas ou sinais que indicam o nível de risco de incêndio no local. Mantém a atenção a estes elementos e respeita a informação que neles é partilhada.
Quais são as medidas de segurança a tomar na realização de queimas?

Na realização de fogueiras ou queimadas, deverão ser tomadas as seguintes precauções:
- Vigilância: a fogueira deve ser acompanhada por, no mínimo, duas pessoas em todo o momento;
- Preparação do terreno: deves sempre limpar uma faixa de 2 metros ao redor da fogueira para evitar a propagação do fogo;
- Controlo do calor: alimentar a fogueira gradualmente para evitar a produção excessiva de calor e faúlhas;
- Equipamento de segurança: mantém sempre à mão ferramentas que possam ajudar no combate às chamas, como enxadas, pás e mangueiras. A água deve estar acessível por meio de recipientes, poços ou nascentes;
- Extinção: para apagares a fogueira, utiliza água e certifica de que não restam brasas no interior das cinzas. Deves mexer na área queimada com utensílios para garantir que todo material combustível está completamente apagado.
Mesmo depois da extinção das chamas, deves continuar a vigiar a fogueira por várias horas após a extinção para prevenir reacendimentos. Existem vários casos de incêndios que surgem novamente algum tempo depois.
Lembra-te que comportamentos ao longo do ano são fundamentais para garantir a segurança durante os dias de verão.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta