
Dar uma segunda, terceira ou mais vidas aos seus produtos usados é o objetivo da Ikea ao lançar a nova plataforma de compra e venda. A Ikea Preowned chega para desafiar plataformas como eBay, Vinted ou Wallapop, na área do mobiliário e decoração, e vai estar operacional até final do ano. Madrid (Espanha) e Oslo (Noruega) foram os mercados eleitos pelo grupo sueco para avançar com este projeto, mas o objetivo da marca é expandir a nova plataforma Ikea para todos os países onde está presente, incluíndo Portugal.
“Esse era um sonho que queríamos realizar há muito tempo. Estamos em um momento em que podemos fazer coisas mais avançadas e geniais, e há uma confiança incrível na evolução digital da empresa”, segundo disse o CEO da Ingka, grupo dono da Ikea, Jesper Brodin, citado pela Europa Press.

O objetivo da Ikea Preowned é entrar no mercado de segunda mão para que os clientes comprem e vendam diretamente uns aos outros, porque, segundo o gestor que falou com o Financial Times, a Ikea tem neste segmento uma quota de mercado maior do que na venda de mobiliário novo.
A multinacional sueca garante que esta iniciativa faz parte de um conjunto de esforços que desenvolve para a redução da utilização de recursos e a transição para um negócio circular. “Esperamos incentivar a redução de resíduos e prolongar a vida útil dos nossos produtos, encontrando-lhes um novo lar”, afirma a Ikea no seu site.
Para atingir estas metas, a estratégia do Grupo Ingka passa por oferecer serviços aos clientes, como a recompra de produtos que já não são necessários, fornecer peças de montagem, investir em empresas como a 'RetourMatras' - que recicla colchões em materiais para colchões novos - e defender e influenciar positivamente a setor privado e governos.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta