A casa foi construída com matérias-primas de origem renovável e recicladas. Objetivo é promover a sustentabilidade destas soluções.
Comentários: 0
tiny house Ikea
Ikea/Grupo Casais

O mundo das casas modulares e pré-fabricadas continua a dar cartas. E há cada vez mais empresas a embarcar nesta tendência. Em Braga, por exemplo, nasceu, pela mão da Ikea e grupo Casais, um projeto de ‘tiny house’. Trata-se de uma residência modular que pretende dar a conhecer “soluções simples e acessíveis que promovem, a partir de casa, a adoção de uma série de comportamentos mais sustentáveis e um dia a dia mais amigo do planeta”.

Situada no Centro Comercial Nova Arcada (Braga), a 'tiny house' integra o conceito de residências profissionais ‘First Evolutionary Buildings’, e alia a construção sustentável às últimas tendências de mobiliário e decoração, assegurando sustentabilidade, conforto e funcionalidade. “Para uma vida melhor dentro e fora de casa, mesmo em espaços muito pequenos”, lê-se no comunicado enviado às redações.

tiny house Ikea
Ikea/Grupo Casais

Para este projeto, a Ikea Braga privilegiou a utilização de produtos com matérias-primas de origem renovável e recicladas, tanto nas soluções de mobiliário, como nos diferentes elementos decorativos.  A casa conta com soluções inovadoras e gamas de produto, que permitem reduzir o consumo de água, minimizar o consumo de energia e combater o desperdício alimentar.

“Ao combinar design cuidado e com atenção ao pormenor, dicas práticas para comportamentos mais sustentáveis e otimização do espaço disponível, este conceito de casa inspira os visitantes a criar espaços que, não só são esteticamente agradáveis e funcionais, como também são responsáveis em termos ambientais”, acrescenta o documento.

tiny house Ikea em Braga
Ikea/Grupo Casais

Aposta em sistemas construtivos que sirvam as pessoas e o planeta

“Aceitámos este desafio com todo o empenho e entusiasmo, no seguimento de uma série de projetos que temos vindo a desenvolver no âmbito da construção sustentável. A nossa indústria existe para servir as pessoas, melhorar o seu dia a dia e proporcionar-lhes bem-estar. E este projeto é o exemplo perfeito desta nossa filosofia”, refere António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, satisfeito por poder “juntar num mesmo projeto, soluções e sistemas construtivos que de facto servem as necessidades das pessoas e do planeta”.

tiny house
Ikea/Grupo Casais

Elisabete Marinho, Market Manager na Ikea Braga, acrescenta que o objetivo passou por “criar um espaço flexível e multifuncional, ajustado aos mais diversos tipos de rotina e priorizando sempre o fator sustentabilidade”.

tiny house Ikea
Ikea/Grupo Casais

 “Ao criar uma casa com dimensões reduzidas, dar prioridade à multifuncionalidade e à flexibilidade torna-se crucial. Maximizando as potenciais utilizações de cada canto e integrando móveis e acessórios adaptáveis, podemos otimizar a utilização do espaço. Isto permite transformações contínuas do interior para servir vários propósitos, minimizando a necessidade de grandes renovações e, também assim, promovendo um futuro mais sustentável”, salienta.

minicasa Ikea
Ikea/Grupo Casais

O Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, presente na inauguração da 'tiny house', considera que este projeto é a prova de que este tipo de construção não tem de representar um sacrifício do valor económico, mas sim a criação de uma nova oportunidade de negócio, induzindo novas formas de competitividade e abrindo novas portas no mercado”.

A 'tiny house' pode ser visitada no Centro Comercial Nova Arcada, junto à entrada principal da Ikea Braga.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta