Estrangeiros valeram 11,7% do montante contratado para compra de habitação no ano passado.
Comentários: 0
brasileiros
Foto de Matheus Câmara da Silva no Unsplash

Os estrangeiros estão a ganhar peso na procura de crédito habitação em Portugal. E os brasileiros destacam-se entre as nacionalidades que mais recorrem a financiamento bancário para comprar casa. Em 2023, foram responsáveis por 28% do montante de empréstimos contratado.

Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal, confirma ao Diário de Notícias que os clientes de nacionalidade brasileira lideram o crédito para a compra de casa, nomeadamente devido “à insegurança e instabilidade que tem assombrado o Brasil”. No entanto, salienta que o país está “a captar o interesse de indivíduos com diferentes poderes de compra e motivações variadas”.

De acordo com a imobiliária, o valor médio do crédito habitação de um português é de 100 mil euros, enquanto o de um brasileiro é de 163 mil.

A verdade é que há cada vez mais clientes estrangeiros a comprar no país e, consequentemente, a recorrer ao crédito. Segundo dados do Banco de Portugal (BdP), citados pela publicação, os estrangeiros valeram 11,7% do montante contratado para compra de habitação no ano passado, um crescimento superior a dois pontos percentuais quando comparado com 2022.

Na segunda posição do ranking das principais nacionalidades que celebraram no ano passado contratos de crédito habitação aparecem ainda os britânicos (com um peso de 9%), seguidos pelos norte-americanos e franceses (ambos com 6%). Depois aparece Angola (5%), Itália (4%), China, Espanha e Alemanha, todos com um peso de 3%, e os Países Baixos (2%).

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta