Empréstimos

Empréstimos à habitação atingem 106,3 mil milhões de euros, diz BdP

Os empréstimos para habitação mantiveram em julho a trajetória de aceleração e aumentaram 8,1% em termos homólogos, o crescimento mais elevado desde agosto de 2008, somando 106.325 milhões de euros, segundo dados divulgados, no dia 28 de agosto de 2025, pelo Banco de Portugal (BdP). Em julho, o montante total de empréstimos a particulares cresceu 8,0% face ao mesmo mês de 2024, também a maior taxa de variação anual desde agosto de 2008, somando 139.133 milhões de euros, mais 1.144 milhões do que em junho.
avaliação bancária

Crédito da casa: avaliação bancária sobe para 1.638 euros

O metro quadrado (m2) das casas continua a valer cada vez mais para a banca. Em julho, o valor mediano de avaliação bancária em Portugal, um dos passos a ter em conta aquando da contratação de um crédito habitação, fixou-se em 1.638 euros por m2, uma subida de 7,4% em termos homólogos e de 20 euros (1,2%) face a junho. Trata-se da oitava subida consecutiva nos últimos meses, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
jovens querem comprar casa

Governo estuda alargar garantia pública para comprar casa

A estratégia de habitação apresentada pelo novo Governo prevê uma garantia pública para viabilizar o financiamento da compra da primeira casa por jovens até aos 35 anos, ao cobrir o valor da entrada. Mas tudo indica que o Executivo de Luís Montenegro está a estudar a possibilidade de alargar a medida, eliminando os limites de idade.
crédito da casa

Famílias canalizam poupanças para amortizar crédito da casa

A taxa de poupança das famílias está próxima de mínimos históricos. Mas esta realidade esconde uma outra: a almofada criada durante a pandemia tem sido utilizada para aliviar os encargos com a casa. Há quem esteja a canalizar a poupança para reduzir a dívida ao banco e abater no crédito habitação. Sem amortizações, a taxa de poupança seria quase o dobro.
amortizar crédito

Crédito da casa: amortizações antecipadas estão a aumentar

As amortizações antecipadas, sobretudo parciais, dos empréstimos habitação, estão a aumentar. A tendência de subida começou em dezembro, e disparou no arranque do ano, à boleia, também, das novas regras de renegociação do crédito habitação. Recorde-se que o Governo suspendeu a cobrança da comissão de amortização antecipada nos créditos com taxa variável e do imposto do selo que habitualmente é cobrado sobre a comissão em causa.
bonificação dos juros

Bonificação dos juros alargada a créditos habitação até 250.000 euros

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, 16 de março de 2023, a bonificação dos juros para créditos habitação, uma medida que vigorará, para já, até ao final do ano, podendo vir a ser renovada, segundo declarações do primeiro-ministro, António Costa. Ao contrário da versão inicial, a medida abrange créditos até um valor máximo de 250.000 euros, sendo o apoio pago retroativamente a janeiro deste ano, tendo como limite 720 euros por ano (60 euros por mês).
empréstimo da casa

Bancos sobem spreads nos créditos da casa de maior risco

No último trimestre de 2022, os bancos admitem ter adotado critérios “ligeiramente mais restritivos no crédito habitação”, além de um “ligeiro aumento do spread em empréstimos de maior risco”. Em causa estão dados do Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito, coordenado pelo Banco de Portugal (BdP).