
O último trimestre do ano já chegou e é tempo de reflexão. Fazer um balanço de 2024 até ao momento, pensar no que ainda desejas fazer até 31 de dezembro e, sobretudo, começar a planear o novo ano. E que melhor forma de planear 2025 do que começar pelas férias? Pois é, prepara-te porque vem aí um ano carregadinho de feriados e boas oportunidade para fins de semana prolongados.
Nesta contagem decrescente para 2025, vais gostar de saber que o novo ano terá 13 feriados nacionais (obrigatórios), 1 feriado facultativo, 3 possibilidades de fazer “ponte” e 5 fins de semana prolongados. A juntar a isso, somam-se os feriados municipais e regionais.
Quais são os feriados em 2025?

Desta vez começamos o ano a uma quarta-feira, o que significa que a primeira quarta-feira do ano é feriado e, consequentemente, a maioria dos trabalhadores terá apenas mais dois dias de trabalho até ao fim de semana. Depois disso, teremos de esperar um pouquinho mais, ou seja, até meio do mês de abril para termos um novo feriado, a Sexta-Feira Santa.
Para facilitar os apontamentos na tua agenda, aqui segue uma lista detalhada de todos os feriados em Portugal (Continente e Arquipélagos) em 2025:
Feriados nacionais (obrigatórios)
- 1 de janeiro: o Dia de Ano Novo celebra-se a uma quarta-feira.
- 18 de abril: a Sexta-Feira Santa, quando se assinala a morte de Jesus Cristo, marca o primeiro fim de semana prolongado do ano.
- 20 de abril: o Domingo de Páscoa é um feriado que dispensa apresentações, mas, para os mais distraídos, no nosso país, tradicionalmente cristão, é quando se celebra a ressurreição de Cristo.
- 25 de abril: a uma sexta-feira, o Dia da Liberdade ou da Revolução dos Cravos será mais uma oportunidade para desfrutares de um bom fim de semana prolongado.
- 1 de maio: o Dia do Trabalhador irá calhar, no próximo ano, a uma quinta-feira, o que significa que poderás fazer “ponte” no dia seguinte e usufruir de umas miniférias.
- 10 de junho: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Será a uma terça-feira e também te possibilita uma “ponte” no dia anterior.
- 19 de junho: é o dia de Corpo de Deus, mais uma celebração cristã que assinala a presença real de Cristo na Eucaristia e que é sempre comemorada numa quinta-feira.
- 15 de agosto: calha a uma sexta-feira e celebra-se o dia de Assunção de Nossa Senhora.
- 5 de outubro: o dia da Implantação da República no próximo ano vai calhar a um domingo, o que significa que, infelizmente, a grande maioria de nós não irá tirar grande proveito dele. Mas é sempre uma data importante da história do nosso país para recordar.
- 1 de novembro: outro feriado que não será muito proveitoso, o Dia de Todos os Santos, pois calha a um sábado.
- 1 de dezembro: é o Dia da Restauração da Independência e acontecerá a uma segunda-feira, um dos melhores dias para ser feriado, uma vez que é o dia da semana que desperta menos simpatia a todos nós.
- 8 de dezembro: também a uma segunda-feira se celebra o dia da Imaculada Conceição.
- 25 de dezembro: como habitual, é o último feriado do ano e também dispensa apresentações, pois é Dia de Natal. O dia do nascimento de Jesus Cristo no próximo ano vai celebrar-se a uma quarta-feira.
Feriado facultativo
- 4 de março: como todos os anos, a terça-feira de Carnaval não é considerado um feriado oficial, sendo, por isso, facultativo. Caso o teu empregador opte por te dar este dia, tens aqui uma excelente oportunidade para fazer a primeira “ponte” do ano e, quem sabe, ir celebrar o Carnaval a Veneza ou ao Rio de Janeiro.
Feriados municipais

Em termos de feriados municipais, visto que são muitos, não os podemos colocar aqui todos e, por isso, decidimos destacar os feriados do mês de junho, quando a maior parte dos concelhos tem os seus feriados municipais e é altura de celebrar os santos populares.
- 13 de junho: o Dia de Santo António não é só celebrado em Lisboa. Os municípios de Cascais, Vila Real, Vila Nova de Famalicão e Aljustrel, entre outros, também celebram o seu feriado municipal nesse dia. Em 2025 calha a uma sexta-feira.
- 24 de junho: será a uma terça-feira que os concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia, Braga, Figueira da Foz, Almada, Tavira e Castro Marim, entre muitos outros, celebrarão o seu feriado municipal e o Dia de São João.
- 29 de junho: para os residentes nos municípios de Póvoa de Varzim, Sintra, Montijo, Seixal, Évora e muitos outros, o seu feriado municipal de 2025, o Dia de São Pedro, não calha nada bem, pois será a um domingo.
Feriados regionais nos Açores e Madeira
Não nos podíamos esquecer das Regiões Autónomas. Começando pelos Açores, destacamos 12 feriados:
- 11 de abril (Lagoa).
- 23 de abril (Velas).
- 26 de maio (Ponta Delgada).
- 20 de junho (Corvo).
- 24 de junho (Vila do Porto, Vila Franca do Campo, Horta e Angra do Heroísmo).
- 29 de junho (Lajes do Pico e Ribeira Grande).
- 18 de julho (Nordeste).
- 21 de julho (Lajes das Flores).
- 22 de julho (Madalena).
- 11 de agosto (Praia da Vitória).
- 16 de agosto (São Roque do Pico).
- 25 de novembro (Calheta).

Já no Arquipélago da Madeira encontramos os seguintes feriados:
- 15 de janeiro (Santa Cruz).
- 22 de janeiro (São Vicente).
- 8 de maio (Machico).
- 25 de maio (Santana).
- 24 de junho (Calheta e Porto Santo).
- 29 de junho (Ribeira Brava).
- 1 de julho (regional – Dia da Região).
- 22 de julho (Porto Moniz).
- 21 de agosto (Funchal).
- 8 de setembro (Ponta do Sol).
- 4 de outubro (Câmara de Lobos).
- 26 de dezembro (regional – 1ª oitava).
Como tirar o melhor proveito dos feriados em 2025?
Quando o tema é feriados, não nos falta imaginação e jogo de cintura para começarmos a planear as próximas férias. Dá agora uma espreitadela e vê como podes aproveitar esses dias da melhor forma.
Fins de semana prolongados

O primeiro fim de semana prolongado de 2025 acontecerá durante a Páscoa, entre os dias 18 (sexta-feira) e 20 de abril (domingo). Se tiveres família longe aproveita esses dias para lhes fazeres uma visita e celebrares a época com esses familiares.
Segue-se mais um fim de semana em abril, de 25 (sexta-feira) a 27 (domingo). Ainda não está aquele calor em que só nos apetece praia, mas o tempo já convida a uns dias na natureza. Dá uma vista de olhos pelo mapa de Portugal (ou do Mundo) e escolhe o teu destino de primavera.
Se és um dos sortudos que trabalha num daqueles municípios que no próximo ano celebra o seu feriado municipal na sexta-feira dia 13 de junho, terás a grande oportunidade de aproveitar esses três dias (de 13 a 15 de junho) numa zona que convide a banhos, pois o calor nessa época já é convidativo.
Entre 15 (sexta-feira) e 17 (domingo) de agosto terás mais um fim de semana prolongado. Boas notícias para quem tira férias na primeira quinzena de agosto, pois é menos um dia útil que gasta.
Seguem-se os fins de semana prolongados de dezembro, de 29 de novembro (sábado) a 1 de dezembro (segunda-feira) e de 6 de dezembro (sábado) a 8 de dezembro (segunda-feira). A época ideal para rumar até à neve ou a alguma cidade europeia para visitar os tradicionais mercados de Natal.
“Pontes”

No que toca às chamadas “pontes”, poderás ter a sorte de fazer a primeira já no dia 3 de março (segunda-feira), caso tenhas direito a feriado no Dia de Carnaval. Nesse caso vais aproveitar um fim de semana de 4 dias, entre os dias 1 e 4 de março.
No feriado do Primeiro de Maio terás a oportunidade de tirar o dia 2 (sexta-feira) e, assim, aproveitares umas miniférias até ao domingo seguinte, dia 4 de maio.
Pouco mais de um mês depois, poderás também tirar o dia 9 de junho (segunda-feira) antes do feriado do Dia de Portugal. E ainda no mesmo mês, graças ao feriado do Corpo de Deus no dia 19, poderás fazer “ponte” na sexta-feira dia 20.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.