
A Área Metropolitana de Lisboa (AML) anunciou esta semana que os 18 municípios metropolitanos já entregaram 4.700 casas a famílias carenciadas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Numa nota, a AML referiu que o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), responsável pela condução do processo no país, validou até janeiro de 2025 mais de 42% das cerca de 25.000 casas submetidas pelos municípios desta zona à componente de habitação do PRR, que previa a aprovação de 26.000 habitações para todo o país.
"Os municípios têm, por isso, luz verde para construir ou reabilitar cerca de 10.500 casas. Deste número, cerca de 4.700 já foram entregues às famílias, o que corresponde a aproximadamente 19% das casas candidatadas", afirmou a AML.
Segundo a AML, "este elevado volume de candidaturas é ilustrativo das carências habitacionais sentidas na região", como demonstrou o "Diagnóstico das Condições Habitacionais Indignas da Área Metropolitana de Lisboa", apresentado em novembro de 2022.
Este estudo identificou cerca de 50.000 agregados familiares a viver em condições indignas na AML, "representando aproximadamente 4% do total de agregados da região, num número estimado de 134.000 pessoas".
A AML indicou ainda que, em colaboração com os seus 18 municípios, está a avaliar uma estimativa de custos e receitas das rendas relativas à gestão do parque habitacional público sob administração das autarquias.
O levantamento "servirá para fundamentar a necessidade de reforço da comparticipação do Estado na promoção habitacional e na reabilitação deste parque habitacional", explicou.
A Área Metropolitana de Lisboa é composta por 18 municípios das margens norte e sul do rio Tejo, nomeadamente: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta