Em causa está o estudo “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100”, que alerta para os riscos da subida do nível do mar e erosão costeira.
Costa Nova
Foto de wJ no Unsplash

Um novo estudo, inserido no “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100”, revela previsões alarmantes sobre o futuro da costa portuguesa, apontando para um recuo da linha de costa até 200 metros na Costa Nova e 100 metros na Praia de Faro até ao final do século, se nada for feito. 

Em cenários extremos, este recuo poderá chegar aos 400 metros, no primeiro caso, ou até romper a ilha de Faro, segundo avança o Expresso. O fenómeno é agravado pela escassez de sedimentos, devido às barragens nos rios, e pelo aumento da frequência e intensidade das tempestades e do nível médio do mar causados pelas alterações climáticas.

O físico Pedro Matos Soares, coordenador da investigação, citado pelo jornal, defende que é urgente integrar as previsões climáticas no ordenamento costeiro, investir em proteção ativa e ponderar medidas como a realocação justa de populações. 

Critica ainda a construção em zonas de risco com base em “direitos adquiridos”, alertando que o planeamento deve ser preventivo e não reativo.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.