
O betão, assim como a pedra, é um material robusto que, dependendo de como é tratado e apresentado, pode fazer-nos lembrar construções defensivas, como castelos ou fortalezas. De facto, em algumas restaurações de castelos, costuma-se usar uma base de betão, de forma mais ou menos adequada, para recriar paredes desaparecidas.
Para casas, paredes de betão maciço representam fechamento e resistência, também devido à dureza do material. Especialmente naqueles que estão localizados em colinas mais ou menos altas. É o caso da 'Detached House', localizada nos arredores de Basileia (Suíça), que desafia as aparências: é a casa de sonho desta semana.

Uma estrutura de betão
A 'Detached House', projetada pelo estúdio suíço Patrick Reuter Architecture, parece uma construção fechada e maciça, mas na realidade é um projeto profundamente sensível que joga com os limites entre o sólido e o frágil, o privado e o aberto.
O projeto da fortaleza nasceu de uma necessidade técnica: o terreno, um antigo leito de rio composto de argila e cascalho, exigia uma base sólida e muros de contenção altamente resistentes. A solução do estúdio foi transformar esses elementos nos verdadeiros protagonistas do projeto, de modo que o betão aparente defina tanto a estrutura quanto a expressão estética da casa. E o resultado está à vista.





Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta