O movimento dos tecidos e as suas pregas têm sido uma fonte de inspiração em diversas disciplinas artísticas e de design, especialmente nas grandes vestes das personagens barrocas na pintura e escultura. E, claro, esta inspiração tem sido tradicionalmente associada à moda e ao design têxtil. Contudo, a arquitetura não é alheia a essa influência, e tem explorado essas características para evocar sensações de movimento, fluidez e leveza.
Assim, as pregas dos tecidos podem ser reinterpretadas na arquitetura como uma forma de integrar as estruturas rígidas com a suavidade do ambiente envolvente — frequentemente através do uso de materiais flexíveis, formas curvas ou superfícies onduladas. Na Índia, o 'sari' é a peça que melhor representa a moda tradicional do país, e é nele que se inspira o design da Casa Nyori. É a casa de sonho desta semana.
Fachada de linhas onduladas
A Casa Nyori, localizada na pitoresca aldeia de Wayanad, Kerala (Índia), e concebida pelo estúdio 3dor Concepts, inspira-se na fluidez das pregas da roupa tradicional indiana, como os saris e os mundu. Aliás, o nome “Nyori” vem de uma palavra em malaiala (idioma local) que faz referência às pregas desses trajes.
A casa foi idealizada como um “retiro tranquilo” para uma família que queria afastar-se da agitação da cidade e encontrar uma vida simples e serena, em plena natureza. Este desejo de paz e calma reflete-se no design arquitectónico da casa, que se destaca pelas “linhas onduladas e fluídas da fachada, que evocam o elegante movimento das pregas da roupa tradicional indiana, criando uma sensação de suavidade”, segundo explica a equipa de design.
Para isso, foi criada uma estrutura que funciona como uma “barreira face ao mundo exterior”, utilizando muros curvos e fluídos que envolvem a casa e definem os seus espaços. Estes muros não servem apenas de proteção — também permitem que os habitantes desfrutem de privacidade e tranquilidade, sem abdicar das vistas para a paisagem natural.
Entrada de luz natural
O design interior da Casa Nyori é igualmente impressionante, com um enfoque minimalista que privilegia a simplicidade e a eficiência. Os interiores são rodeados por amplas superfícies envidraçadas, que permitem a entrada generosa de luz natural, criando uma atmosfera luminosa e arejada.
A sala de estar e a sala de jantar são totalmente envidraçadas, permitindo abrir-se ao exterior e contemplar a zona de brincadeiras das crianças, situada no pátio traseiro. As janelas nestes espaços estão suavizadas com “cortinas translúcidas e finas lamelas ou grelhas metálicas que interligam os espaços e aumentam a sensação de luminosidade e leveza”, acrescenta o estúdio.
O design da casa oferece também uma distribuição prática e funcional. A cozinha e os quartos estão localizados na parte traseira e mais escura da casa, criando uma clara separação entre as áreas privadas e as zonas sociais. Um pequeno pátio a sul proporciona luz adicional à área de estudo, melhorando ainda mais a qualidade da luz natural no interior da habitação.
A escada central, que conduz ao primeiro andar, dá acesso ao quarto principal, que inclui uma casa de banho privativa e um terraço-jardim exclusivo. Este terraço está protegido da vista da rua por barras metálicas curvas, que replicam a forma do muro exterior, criando uma ligação visual fluida entre o interior e o exterior, mantendo, no entanto, a privacidade da família.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta