A maneira como comunicamos com o resto do mundo é bastante importante, pois molda a forma como compreendes os outros, preservas culturas e crias oportunidades. Comparando as línguas mais faladas em 1996 e em 2025, com base nos falantes nativos (língua materna, “L1”), é possível ver que línguas ganharam ou perderam destaque e também como as mudanças demográficas e a globalização remodelaram e reequilibraram a influência linguística ao longo do tempo. Entre o Top 10 das línguas mais faladas no mundo está o português, que se tem mantido forte e sobe agora à quinta posição.
De acordo com os dados da Ethnologue e da Derivation, citados pela Visual Capitalist, em 1996, os dez principais idiomas contavam com cerca de 2,55 mil milhões de falantes, numa altura em que a população mundial era de aproximadamente 5,8 mil milhões. Isto significava que quase 44% da humanidade falava uma das dez línguas mais importantes. O mandarim liderava de forma clara, seguido do espanhol e do inglês, enquanto o resto da lista refletia um mundo ainda fortemente organizado em torno dos Estados-nação e das esferas de influência regionais.
Em 2025, o panorama mostra tanto continuidade como mudança. O número total de falantes aumentou para pouco mais de 3,1 mil milhões, mas a população mundial cresceu ainda mais rapidamente, atingindo cerca de 8,1 mil milhões. Como resultado, estas dez línguas representam hoje cerca de 38% da população mundial, uma diminuição significativa da sua predominância proporcional, apesar do crescimento absoluto. Mandarim, espanhol e inglês aumentaram o número de falantes, mas representam agora uma fatia menor da humanidade do que no passado.
As mudanças nas classificações reforçam esta tendência. O hindi e o português subiram posições, enquanto o alemão e o wu (dialeto chinês) saíram do Top 10, substituídos pelo punjabi e pelo vietnamita. Estas alterações mostram como o crescimento populacional na Ásia do Sul e Sudeste da Ásia está a impactar o equilíbrio e a influência linguística.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta