Mas o município da capital assegura que mantém objetivo de construir meio milhão de habitações até 2032 segundo este modelo.
Comentários: 0
Cooperativas de habitação em Lisboa
Getty images

A Câmara Municipal de Lisboa quer relançar o modelo de cooperativas de habitação que aumentou a oferta residencial no concelho de forma significativa até aos anos 80. O objetivo da autarquia liderada por Carlos Moedas continua focado na construção de 500 casas por cooperativas de habitação até 2032. Mas, até agora, as construções ainda não saíram do papel.

Foi em fevereiro de 2024, que a autarquia de Lisboa lançou o Programa Cooperativas 1.ª Habitação Lisboa, cedendo terrenos municipais em direito de superfície de longa duração para a construção de casas sob gestão e promoção de cooperativas de habitação. Mas, até ao início de 2026, foram apenas elaborados “estudos preliminares, concursos de projeto e projetos de arquitetura” que custaram cerca de 1,1 milhões de euros, adianta fonte oficial da autarquia da capital citada pelo Jornal Económico. Nenhuma casa ainda saiu do papel.

Até ao momento, o avanço do Programa Cooperativas 1.ª Habitação Lisboa foi, portanto, “administrativo e projetual”. Segundo o mesmo jornal, já foram concluídos os seguintes projetos de arquitetura e especialidades sob gestão da Lisboa SRU (Sociedade de Reabilitação Urbana):

“Estão ainda em elaboração os projetos para o Largo do Cabeço da Bola (15 habitações) e para a Rua Quinta das Lavadeiras (23 habitações)”, referiu a fonte municipal citada pelo mesmo meio.

Embora os primeiros fogos deste programa ainda não tenham saído do papel, a autarquia mantém a promessa de construir 500 casas até 2032 pela mão de cooperativas, um objetivo inscrito na Carta Municipal de Habitação de Lisboa. As 11 intervenções já identificadas localizam-se em freguesias como Ajuda, Arroios, Belém, Benfica, Lumiar, Marvila, São Vicente e Santa Clara, recorda o jornal.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta