
Foi aprovada recentemente a abertura de um novo concurso público, pela Câmara Municipal de Lisboa, referente à atribuição de um terreno municipal a uma cooperativa e que conta já com projeto aprovado. Esse terreno está pronto para iniciar a construção de um edifício com 12 habitações acessíveis, em Benfica, e será cedido à cooperativa selecionada, em direito de superfície, por 90 anos.
Em nota de imprensa, o presidente da autarquia, Carlos Moedas, sublinha a enorme importância que o seu mandato tem dado à habitação, afirmando que esta “é e continuará a ser a grande prioridade”.
“O Programa de Cooperativas 1.ª Habitação Lisboa é um dos vários caminhos que estamos a trilhar para cumprir o objetivo de aumentar a oferta de habitação acessível na cidade. Em abril, aprovámos a adjudicação da primeira cooperativa, na freguesia do Lumiar, e hoje demos mais um passo decisivo, com a aprovação de um novo concurso para a freguesia de Benfica”, destaca Carlos Moedas.
Já Filipa Roseta, vereadora da Habitação, realça que este novo concurso público marca o reinício do movimento de cooperativas na cidade, depois de uma paragem de 25 anos, e o empenho que a autarquia tem demonstrado neste projeto. A responsável revela ainda que estão já preparadas para concretizar cerca de 300 novas habitações cooperativas em Lisboa e antecipa o lançamento de novos concursos para breve.
De recordar que a Carta Municipal de Habitação de Lisboa, que foi aprovada em 2024, identifica terrenos para a construção de um total de 500 casas em parceria com cooperativas.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta