A Compass comprou a Anywhere por 1,38 mil milhões de euros, criando um grupo avaliado em cerca de 8,6 mil milhões.
Comentários: 0
Nova Iorque
Nova Iorque, EUA Getty images

Um novo gigante global da mediação imobiliária nasceu com a aquisição, nos EUA, pela Compass Imobiliária do grupo Anywhere Real Estate, que detém marcas como ERA, Century 21, Coldwell Banker, Sotheby’s, Corcoran, Christie’s e Better Homes & Gardens. O negócio, fechado em janeiro, envolve 1,6 mil milhões de dólares (cerca de 1,38 mil milhões de euros) e cria um grupo avaliado em cerca de 10 mil milhões de dólares, com mais de 340 mil agentes espalhados por 120 países e mais de 1,2 mil milhões de transações anuais.

De acordo com o Expresso, esta fusão deverá ter impacto em Portugal sobretudo através de maior investimento em tecnologia, mais autonomia para os agentes e maior visibilidade internacional. Ricardo Costa, diretor-geral da Luximos Portugal, afiliada da Christie’s International Real Estate, considera que a operação “pode significar maior visibilidade global e a chegada de mais compradores internacionais ao mercado português”, sublinhando que a marca Christie’s manterá “a sua autonomia” enquanto passa a ser “o braço internacional do grupo”, lê-se na publicação.

Apesar do otimismo, especialistas alertam para os desafios da consolidação. José Magalhães, profissional ligado à abertura de várias redes imobiliárias, afirma ao mesmo jornal que esta fusão “deixou de ser estratégica e passou a ser uma necessidade de sobrevivência”, destacando que tais movimentos “não existem para beneficiar os agentes”, mas sim “para proteger margens, acionistas e estruturas corporativas”. A operação inclui ainda a assunção de dívidas do grupo Anywhere, estimadas em 3,34 mil milhões de dólares (2,87 mil milhões de euros em dívida), e cortes de custos na ordem de 225 milhões de dólares (194 milhões de euros).

Os responsáveis das redes portuguesas enfatizam que a operação não deverá alterar o modelo local de funcionamento das marcas. Ricardo Sousa, diretor-geral da Century 21, recorda que “as marcas manterão autonomia operacional e os afiliados continuarão responsáveis pela gestão dos seus negócios”, acrescentando que a entrada da Compass poderá acelerar “processos de transformação que já estão em curso” e trazer “escala e ambição tecnológica” ao setor. Rui Torgal, diretor executivo da ERA, reforça que a integração num grupo internacional traz “excelência, reputação e dimensão internacional” sem comprometer “a identidade e a independência operacional de cada marca”.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta