
Em que países a confiança nas notícias é maior e menor?
Todos os anos, o Reuters Institute for the Study of Journalism publica um relatório sobre o consumo de notícias digitais. A última edição, baseada em inquéritos a mais de 93 mil pessoas em 46 países, documenta como a confiança geral nas notícias diminuiu dois pontos percentuais (p.p.) no ano passado. Cerca de quatro em cada dez pessoas diz confiar na maioria das notícias em grande parte do tempo. Entre os países inquiridos, a Finlândia continua a ser o país com o nível de confiança mais elevado (69%). Já a Grécia encontra-se na cauda da tabela (19%).

Em que países há mais (e menos) liberdade de imprensa
A Organização não Governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteiras (RSF) publicou o seu mais recente Índice Mundial de Liberdade de Imprensa, um relatório anual que analisa a atividade jornalística em 180 países e territórios do mundo. Portugal desceu dois lugares no ranking de 2023: ocupa agora a 9ª posição, passando de uma “situação muito boa” para o grupo de países com “uma situação satisfatória”.

Radiografia do dia: Quantos jornalistas morreram (e em que países) em 2013?
Este gráfico indica em que países morreram mais jornalistas que estavam em serviço em 2013. Como é possível verificar, foi na Síria que mais jornalistas perderam a vida (15). Segue-se o Iraque, com 13 vítimas mortais.

notícias em papel acabam em 2027?
todos os jornalistas com mais de 50 anos podem respirar de alívio pois, quando chegarem à idade da reforma, 65 anos, muito provavelmente já não irão assistir por dentro ao fim do jornalismo em papel, esta quinta-feira vaticinado pelo catalão jaume roures, fundador da mediapro, um grupo espanhol de c

radiografia do dia: top dez dos locais mais perigosos para os jornalistas
fonte: repórteres sem fronteiraso paquistão e o méxico foram, este ano, os países mais complicados para a prática do jornalismo. segundo a organização não-governamental repórteres sem fronteiras, foram mortos 66 profissionais da informação este ano, mais que em 2010.