
O fim da crise? Confiança dos portugueses em máximos de dez anos
Crise e austeridade foram palavras muito usadas e ouvidas pelos portugueses nos últimos anos, mas a nuvem negra parece ter passado. O cenário é agora mais animador, já que desde 2007 que os portugueses não estavam tão confiantes na situação do país. Numa avaliação de 1 a 10, o resultado é de 4,6 pontos, mais 1,1 pontos que no ano passado. Esta é uma das conclusões do estudo do Observador Cetelem Consumo 2017.
Evitar um novo resgate a Portugal "é a minha principal função", diz o ministro das Finanças
Os sinais de alerta quanto a um novo potencial resgate a Portugal têm surgido de várias frentes. Perante isto, e com objetivo de tranquilizar os mercados internacionais, o ministro das Finanças saiu a público para explicar que a sua "principal função" é evitar que tal aconteça. Mário Centeno garante que Portugal está a fazer todos os esforços para recuperar a economia sem austeridade excessiva.

"A austeridade foi um fracasso para Portugal", diz Nobel da Economia
A baixa perspetiva de crescimento da economia portuguesa este ano evidencia uma "calmaria antes da tempestade", considera o Nobel da Economia Joseph Stiglitz, considerando, por isso, que a austeridade fiscal foi um fracasso para a economia portuguesa.

Portugal avança com "saída limpa", mas não se livra da austeridade
Portugal vai sair do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF) sem um programa cautelar. A decisão foi anunciada este domingo pelo primeiro-ministro. Pedro Passos Coelho, numa comunicação ao País, na presença de todos os membros do Governo. Mas apesar da saída limpa, Portugal não se vai livrar da austeridade, nem da vigilância da troika.
Passos Coelho: “Os melhores anos ainda estão para vir” (vídeo)
O primeiro-ministro adiantou ontem, na sua habitual mensagem de Natal, que a economia “começou a dar a volta” em 2013 e que “os melhores anos ainda estão para vir”. “Foi no ano que está a terminar que a nossa economia começou a dar a volta.

“salários são baixos” e só aumentam quando a economia crescer, diz santos pereira
(vídeo: sic notícias)o ministro da economia e do emprego, álvaro santos pereira, considerou ontem, em entrevista à sic notícias, que os ordenados em portugal “são baixos” e que só podem aumentar se a economia e a produtividade crescerem.

“portugal poderá recuperar a credibilidade se cumprir as metas”, diz passos
a bbc radio transmitiu, segunda-feira, uma de várias reportagens realizadas em lisboa sobre os resultados da política de austeridade imposta à economia portuguesa.

ue atribui mil milhões de euros às regiões mais ricas de portugal
o presidente do conselho europeu, herman van rompuy, propôs compensar portugal pela perda global de fundos e pelos efeitos da austeridade com um envelope adicional de mil milhões de euros para as regiões mais ricas do país.

radiografia do dia: evolução do índice de aprovação dos governantes europeus
o gráfico em cima mostra a evolução do índice de aprovação dos governantes europeus que estiveram ou estão no poder durante a crise. a conclusão é que a austeridade não recebeu a aprovação nem foi reeleita pelos cidadãos de portugal, frança, grécia, espanha, itália ou irlanda

“redução estrutural da despesa evita impostos extraordinários”, diz portas
o ministro de estado e dos negócios estrangeiros, paulo portas, referiu que “uma redução estrutural da despesa evita impostos extraordinários ou suspensões extraordinárias de pensões ou de subsídios”.

orçamento do estado ainda pode sofrer alterações, diz passos
pedro passos coelho esperou pela posição de paulo portas e afinal acabou por falar da situação do país esta quinta-feira em bucareste.
há menos 14,4% de portugueses com segundo emprego
os portugueses estão a sentir cada vez mais dificuldade para encontrar um segundo emprego, de forma a compensar a perda de rendimento que surgiu com a crise económica e financeira.

fmi dá mais 1,48 mil milhões a portugal
portugal vai receber de imediato mais 1,48 mil milhões de euros ao abrigo do programa de ajuda externa ao país, depois de o fundo monetário internacional (fmi) ter avaliado positivamente o cumprimento das metas traçadas.