(vídeo: sic notícias)
o ministro da economia e do emprego, álvaro santos pereira, considerou ontem, em entrevista à sic notícias, que os ordenados em portugal “são baixos” e que só podem aumentar se a economia e a produtividade crescerem. "não podemos olhar só para os custos laborais, mas para todos os custos de produção". não ganhamos competitividade sustentada com salários baixos. e os salários em portugal são baixos", referiu, salientando que podem aumentar “fazendo crescer a produtividade e a economia, apostando em medidas como o ensino técnico e a qualificação”
de acordo com o governante, "grande parte dos desequilíbrios macroeconómicos [do país] vem da falta de aposta nos sectores estratégicos". “durante décadas, a europa manteve a ilusão de que importar a baixo custo compensava. esse erro foi o principal causador dos problemas de desemprego e produtividade que hoje temos”, explicou
quando questionado sobre se portugal terá de fazer um novo pedido de ajuda financeira em 2014, álvaro santos pereira respondeu de forma peremptória: “a reforma do estado é muito importante para cortarmos a despesa estruturalmente, o que é essencial para não precisarmos de recorrer a novo pedido de ajuda e conseguirmos regressar aos mercados. portugal está a fazer tudo para cumprir o memorando”
Para poder comentar deves entrar na tua conta