Censos 2021: questionário vai poder ser feito pela internet ou pelo telefone
O INE desenhou um novo método de recolha de dados para os Censos 2021. Cada casa receberá uma carta com um código e espera-se que a maior parte das famílias responda ao questionário pela internet ou por telefone. Os recenseadores só farão uma visita às casas que não tiverem respondido ao questionário.
Rumores do dia
Empresários querem que Passos corte nas rendas da EDP: 18 empresários portugueses enviaram a Pedro Passos Coelho uma carta na qual pedem que o Governo corte nas rendas da EDP. Com Mira Amaral e Henrique Neto à cabeça, esta missiva - datada de 21 de maio - avisa que os cortes feitos na energia não chegam para travar o défice e baixar preços. De acordo com o documento, as últimas medidas não são mais do que manobras de diversão para poupar a EDP e as eólicas. (Rádio Renascença)
radiografia do dia: quantos estrangeiros vivem em portugal
em dez anos, entre 2001 e 2011, o número de cidadãos brasileiros a residir em portugal mais que triplicou, havendo actualmente 109.787 brasileiros a viver no país.
quase 41 mil desempregadas vivem sozinhas com os filhos
o número de famílias monoparentais disparou na última década, sendo que há cada vez mais casos de mães que vivem sozinhas com os filhos e que estão desempregadas. segundo a tsf, que se apoia em dados do censos 2011, existem cerca de 41 mil mães desempregadas que vivem sozinhas com os filhos.
há mais casas vazias e sobrelotadas no país – resumo 2012
este ano foram conhecidos novos dados sobre o panorama do parque habitacional português, graças ao censos 2011. e como seria de esperar muita coisa mudou nos últimos dez anos, comparativamente com o censos 2001.
as notícias imobiliárias de 2012
o idealista news fez um resumo do que de mais importante se passou no sector imobiliário em 2012.
radiografia do dia: concelhos com mais população estrangeira em portugal
o dia internacional dos migrantes celebra-se esta terça-feira (dia 18), motivo que levou o instituto nacional de estatística (ine) a fazer um retrato das comunidades estrangeiras existentes no país. retrato esse baseado nos dados do censos 2011.
cpci: “mercado habitacional está longe de suprir as necessidades das famílias”
o presidente da confederação portuguesa da construção e imobiliário (cpci), reis campos, considera que o panorama do mercado habitacional nacional é preocupante, já que está “longe de suprir as necessidades efectivas das famílias portuguesas”.



há mais 45% de alojamentos que famílias no país (gráficos)
há muito mais alojamentos em portugal que famílias.
radiografia do dia: estado de conservação dos edifícios em portugal em 2011
de acordo com o instituto nacional de estatística (ine), que se apoia nos dados do censos 2011, havia no ano passado 3,54 milhões de edifícios clássicos no país, sendo que a maior parte (71%) não necessitam de qualquer tipo de reparação.
radiografia do dia: os municípios portugueses com mais população em 2001 e 2011
lisboa, sintra, vila nova de gaia e porto eram, por esta ordem, os municípios mais populosos do país em 2001.
há 450 mil casas sobrelotadas no país
existem em portugal cerca de 450 mil casas sobrelotadas, sendo que há mais de dois milhões e meio de habitações subaproveitadas.
portugal tem mais de 735 mil casas desabitadas (vídeo)
o sector imobiliário está a atravessar uma das piores fases de sempre. a comprovar este facto estão os dados do censos 2011, cujos resultados finais foram divulgados na semana passada.
há mais 12% de edifícios que em 2001 e a maioria das pessoas vive em vivendas (gráficos)
nos últimos dez anos, entre 2001 e 2011, o número de edifícios em portugal aumentou 12%, para 3.544.389. já o número de alojamentos aumentou 16%, para 5.878.756.
radiografia do dia: distribuição da condição da habitação em portugal
os portugueses continuam a ser maioritariamente proprietários, apesar de o mercado de arrendamento estar a ganhar cada vez mais força.
radiografia do dia: de onde são os estrangeiros residentes em portugal
em dez anos, entre 2001 e 2011, o número de estrangeiros residentes em portugal aumentou quase 70%, para cerca de 400 mil, sendo que a maioria são do brasil, de cabo verde, da ucrânia e de angola, por esta ordem.
comprar ou arrendar, o que fazer em tempo de crise?
os bancos estão a fechar a torneira ao crédito à habitação, a avaliar as casas “por baixo” e a subir os “spreads” (maioria dos bancos cobra juros superiores a 3%), o que complica a concessão de um empréstimo para a compra de casa.