Palavra do Ano 2024

A Palavra do Ano 2024 é…

“Liberdade” é a Palavra do Ano 2024. “Foram várias as iniciativas que assinalaram os 50 anos da Revolução do 25 de Abril”, lê-se no site da iniciativa, organizada pela Porto Editora. Como se pode ver na imagem, a votação foi renhida, tendo “Liberdade” sido eleita com 22% dos votos. “Conflitos” e “Imigração” ficaram em segundo e terceiro lugares, com 21,3% e 21,2% dos votos, respetivamente.
revolução do 25 de abril

Habitação no foco dos problemas sociais desde o 25 de Abril até hoje

Bairros de lata. Bairros clandestinos, sobrelotados, sem luz, água potável ou saneamento básico, onde a saúde era colocada em risco e o conforto térmico era uma miragem. Assim vivia parte substancial da população portuguesa na altura do 25 de abril de 1974, a data que marcou a Revolução dos Cravos, pela democracia e liberdade de expressão. E também marcou o início da reivindicação pelo direito à habitação, numa altura em que quase tudo estava por fazer ao nível político. De lá para cá, o país evoluiu e a qualidade das casas também. Mas milhares de portugueses continuam a viver em condições indignas, em situação de pobreza energética. E o acesso à habitação por parte da classe média voltou para o centro do debate público com o Mais Habitação. Nesta viagem entre o passado e o presente, o idealista/news explica como era a habitação em Portugal no 25 de abril e o que mudou (ou não) em quase 50 anos de democracia.
25 de abril: mudanças no imobiliário desde 74

25 de abril: mudanças no imobiliário desde 74

O que mudou nos últimos 40 anos? como viviam os portugueses antes da Revolução dos Cravos e como vivem hoje? Comprava-se casa? arrendava-se?Segundo o Diário Imobiliário, Antes do 25 de Abril o arrendamento era a opção da maioria dos portugueses.