IA em risco de bolha especulativa: o que acontecerá se rebentar?
“Se a bolha da Inteligência Artificial (IA) rebentar, ninguém se salva.” Bastaram estas palavras do CEO da Alphabet (Google), Sundar Pichai, para que no mundo financeiro se instalasse o receio real de que a inteligência artificial possa ser uma bolha demasiado inflacionada, prestes a explodir a qualquer momento – tal como aconteceu com a bolha das dot.com no final do século ou com a dos créditos subprime. Uma explosão que poderia deixar um rasto de destruição sem poupar qualquer empresa. Mas será mesmo assim?
Prestação da casa: BdP alerta para risco de incumprimento
O clima geopolítico é “tenso”, dadas as pressões inflacionistas, as taxas de juro elevadas e a “relativa turbulência” nos mercados financeiros internacionais. É assim que o Banco de Portugal (BdP) descreve o atual contexto macroeconómico que se vive hoje, repleto de incerteza e de riscos. O regulador liderado por Mário Centeno identifica o aumento do incumprimento dos créditos habitação e o arrefecimento no mercado residencial como dois dos principais riscos à estabilidade financeira.
Setor da engenharia e arquitetura teve uma quebra de 65% na faturação com a crise
Os setores da engenharia e da arquitetura foram dos mais afetados pela crise financeira que assolou o país nos últimos anos. E os números comprovam isso mesmo. Segundo Victor Carneiro, presidente da Associação Portuguesa de Projetistas e Consultores (APPC) – congrega o setor da engenharia e da arquitetura –, “a crise atingiu o setor em cheio em 2010, tendo-se registado de lá para cá uma quebra de 65% na faturação do setor”.
rumores
cmvm investiga negociação com super computadores na bolsa: a cmvm recolheu dados que indiciam um aumento da negociação de alta frequência na bolsa nacional.