Recibo de renda eletrónico

Renda da casa no IRS: recibo fica disponível até dia 15 de março

As rendas das casas pagas ao longo de 2023 são uma despesa dedutível no IRS deste ano. E, por isso, importa verificar se tens todos os recibos da renda da casa em dia no e-Fatura. Mas se não encontrares os recibos de renda eletrónicos no Portal das Finanças, não te preocupes: muitos apenas ficam disponíveis até ao próximo dia 15 de março.
dedução rendas IRS

Dedução de rendas no IRS: inquilinos pedem teto de 820 euros

O PS apresentou várias propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), em matéria de habitação. O partido quer aprovar, por exemplo, o aumento da dedução no IRS das despesas com rendas para 600 euros e das rendas dos estudantes para 400 euros. Mas os inquilinos pedem mais: propõem teto de 820 euros.
Arrendar casa em Portugal

Rendas das casas subiram 7,6% no verão - mas há menos 5,5% contratos

A flexibilidade do mercado de arrendamento continua a atrair famílias para viver: no verão de 2022 foram assinados 22.138 novos contratos de arrendamento em Portugal, menos 5,5% face ao mesmo período do ano passado. Quem procura uma casa para arrendar num contexto de alta inflação depara-se com uma realidade: as rendas das habitações estão a ficar mais caras mês após mês. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira publicados mostram que a renda mediana dos novos contratos chegou aos 6,55 euros/m2 no verão, um valor 7,6% superior ao registado no verão de 2021.
IRS despesas com imóveis

IRS 2022: como deduzir despesas com imóveis

Está a decorrer o prazo para entrega da declaração de IRS, que começou no passado dia 1 de abril e termina no dia 30 de junho. Até essa data tens de entregar a tua declaração referente aos rendimentos obtidos durante o ano de 2021.
PS quer alargar dedução das rendas de estudantes deslocados para 300 euros

PS quer alargar dedução das rendas de estudantes deslocados para 300 euros

Os socialistas querem o alargamento da dedução em IRS das rendas dos quartos dos estudantes deslocados para os 300 euros. Ainda assim, a medida vai abranger apenas estudantes até aos 25 anos e só será aplicável àqueles cuja entidade de ensino se situe a uma distância superior a 50 quilómetros da residência permanente do agregado familiar.