Guia para comprar casa: da proposta à escritura
No processo de compra e venda de um imóvel existem vários aspectos burocráticos a considerar. Alguns são obrigatórios e outros recomendados. É importante defino-los e saber informações sobre os mesmos. O idealista explica passo a passo todas as etapas de um processo de compra e venda de uma casa, desde o momento da proposta até à escritura.
Casas de bancos e imóveis penhorados: guia para comprar bem e barato
Comprar casa envolve uma pesquisa minunciosa dos imóveis existentes no mercado. Analisamos por tipologia, zonas e preços. Quando pretendemos adquirir uma casa por um preço mais acessível, existem várias hipóteses, entre as quais as casas penhoradas.
Distrate: o que é este documento que prova o fim do crédito habitação?
O distrate é o documento emitido pelo banco e que comprova que toda a dívida contraída com o mesmo se encontra saldada e, por isso, não há lugar a qualquer direito sobre o imóvel. É, portanto, a autorização do banco para o cancelamento de hipoteca.
11 dicas para poupar e conseguir comprar casa
O panorama económico tem vindo a demonstrar que é cada vez mais vantajoso optar por comprar uma casa.
Escritura da casa online já é possível realizar em Portugal
Esta segunda-feira, dia 4 de abril de 2022, marca uma viragem no mercado imobiliário e não só. Com a entrada em vigor do decreto-Lei n.º 126/2021, de hoje em diante passa a ser possível realizar atos autênticos por videoconferência. Isto é, escrituras da casa, autenticação de contratos de compra e venda, contratos de crédito de financiamento, divórcio ou separação por mútuo acordo e muito mais. Estes autos autênticos já podem, portanto, ser realizados à distância através de uma plataforma informática do Ministério da Justiça. Explicamos tudo o que vai mudar.
Avaliação bancária das casas sobe em outubro para novo recorde de 1.131 euros/m2
O valor mediano de avaliação bancária subiu três euros em outubro face ao mês anterior, para 1.131 euros por metro quadrado (m2), ultrapassando o recorde que tinha atingido em agosto. Segundo o Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação, produzido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em termos homólogos, a taxa de variação manteve-se em 5,8%, tal como verificado em setembro.
Crédito à habitação: “Os bancos nunca mais vão voltar a fazer a asneira de dar spreads de 0,25%”
Três anos depois de estarem sem mexer nas elevadas taxas que cobram pelos créditos à habitação, a quase totalidade dos bancos a operar em Portugal está a baixar os spreads desde o início de 2014. Mas os portugueses podem esquecer taxas de 0,3% como antes da crise.