
Preços das casas na Suécia descem 11% pelos altos juros e recessão
Quem resolve comprar casa tem sentido o impacto do aumento das taxas de juro um pouco por todo o mundo, à medida que os bancos centrais tentam controlar a inflação. Este é o caso da Suécia, que não só está a enfrentar os elevados custos de financiamento, mas também uma recessão económica. Em resultado, os preços das casas na Suécia caíram 11% em relação ao ano anterior nos 12 meses até setembro. Esta foi mesmo a queda mais acentuada em 56 mercados globais monitorizados pela Knight Frank.

Banco central da Suécia sobe taxas de juro diretoras para 4%
O banco central da Suécia (Riksbank) anunciou esta quinta-feira (21 de setembro de 2023) uma subida de 25 pontos base nas taxas de juro diretoras para 4%, o nível mais alto desde 2008, para combater a inflação.

Venda de casas cai 12% na Suécia – e preços pouco mudaram em julho
Na Suécia, o ano de 2022 foi marcado por uma reviravolta no mercado residencial. Os preços das casas começaram a cair, devido ao abrandamento da procura de habitação, à queda do poder de compra e à subida dos juros nos créditos habitação. Agora, o mercado habitacional do país nórdico ainda não vê sinais de mudança: os preços dos apartamentos continuam a cair, embora menos, e a venda de casas diminuiu 12% até entre maio e julho face ao período homólogo.

Cidade sueca obrigada a mudar-se: descobre o motivo
Edifício por edifício, é assim que está prevista a deslocação da cidade sueca de Kiruna, bem próxima do Ártico. A deslocação acontecerá para um novo local, a aproximadamente três quilómetros de distância.

Suécia atravessa pior crise imobiliária desde 1990, diz a Bloomberg
A Suécia vive uma correção significativa nos preços das casas, que já caíram 12% desde o seu máximo, enquanto as principais instituições suecas dizem que pode chegar aos 18%-20%, e continuarão a cair até ao final de 2023. Os especialistas já antecipavam a vulnerabilidade do mercado residencial sueco, onde 44% das famílias estão expostas às flutuações das hipotecas de taxa variável, e a sentir pressão pelo aumento do custo de vida. Reino Unido, EUA, Austrália ou Nova Zelândia também arriscam quedas significativas.

Preço das casas na Suécia cai 11,2% em meio ano
O mercado imobiliário sueco, que foi um dos mais “quentes” durante a pandemia, está a atravessar uma crise. O preço das casas caiu 11,2% em setembro, face ao pico atingido em março, sendo esta a maior queda registada desde a última crise financeira global, segundo a Bloomberg. A explicar este arrefecimento está, entre vários fatores, a forte subida das taxas de juro.




Casas de sonho: A mansão “acordeão” que muda de tamanho consoante a necessidade
Todas as quintas-feiras apresentamos uma casa de sonho. Esta semana fazemos as malas e apanhamos o avião até à Suécia para conhecer uma das casas mais peculiares do país. Nas profundezas da floresta de Värmland, junto a um lago, encontramos a “casa do acordeão”, que herdou este nome porque é um alojamento de férias com 45 m2 que pode mudar de tamanho consoanta a necessidade, podendo ter no máximo 72 m2.




Uma casa desenhada por dois milhões de pessoas (fotos)
Gostavas de viver numa casa que foi desenhada por... dois milhões de pessoas? O desafio foi lançado pelo site sueco de imobiliário Hemnet, que reuniu as preferências de dois milhões de visitantes – foram tidas em conta características como área, número de divisões, tipo de construção e preço.




Casas de sonho: Luxo e tranquilidade no topo de uma falésia na Suécia (fotos)
Todas as quintas-feiras apresentamos uma casa de sonho. Hoje viajamos até à Suécia para conhecer uma mansão que é um verdadeiro exemplo de minimalismo.