
Quem resolve comprar casa tem sentido o impacto do aumento das taxas de juro um pouco por todo o mundo, à medida que os bancos centrais tentam controlar a inflação. Este é o caso da Suécia, que não só está a enfrentar os elevados custos de financiamento, mas também uma recessão económica. Em resultado, os preços das casas na Suécia caíram 11% em relação ao ano anterior nos 12 meses até setembro. Esta foi mesmo a queda mais acentuada em 56 mercados globais monitorizados pela Knight Frank.
A alta inflação e consequente subida de juros pelos bancos centrais – como é o caso do Banco Central Europeu – tem vindo a impactar a venda de casas em vários países, Portugal incluido. Isto porque as famílias têm menor poder de compra e menos capacidade financeira para suportar as elevadas prestações da casa nos créditos habitação. Segundo a Knight Frank, o volume de vendas globais caiu ente 15% a 25% em relação aos picos recentes e deverá permanecer baixo no próximo ano até que as taxas de juro comecem a descer, escreve a Bloomberg.
Mas os preços das casas não têm reagido da mesma forma nos diferentes países. Na Suécia, os preços das casas desceram 11% nos últimos 12 meses terminados em setembro face ao período homólogo, devido às elevadas taxas de juro nos créditos habitação e à recessão económica. E juntou-se, assim, aos cerca de 20 mercados em declínio de preços, como Hong Kong (-8,7%), Alemanha (-5,8%), Reino Unido (-5,3%) e a China (-2,7%).
Há, no entanto, outros países onde os preços das casas à venda permanecem elevados e até estão a subir, sobretudo devido à escassez de oferta de habitação. Este é o caso dos EUA, por exemplo, onde as casas para comprar ficaram 3,9% mais caras num ano. A nível global, os preços das casas subiram 3,5%, em média, no ano passado, refere a mesma publicação.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta