Palazzo Tissoli Design by Pininfarina

Design italiano de luxo no Golfo Pérsico: assim é o Palazzo Tissoli

Ras Al Khaimah, Emirados Árabes Unidos, no meio de uma das reservas naturais mais impressionantes do Golfo Pérsico, ergue-se o Palazzo Tissoli Design by Pininfarina, um novo marco do luxo e da arquitetura contemporânea. Situado na ilha de Al Marjan, o projeto, avaliado em 1,2 mil milhões de dirhams dos Emirados (285,9 milhões de euros à taxa de câmbio atual) assinala a estreia da Pininfarina no emirado de Ras Al Khaimah, levando consigo a tradição do design italiano e reinterpretando-a à luz do estilo de vida do Médio Oriente.
Câmara Municipal de Mogadouro

Câmara de Mogadouro vende imóvel em hasta pública por 148,5 mil euros

O município de Mogadouro colocou à venda em hasta pública, por 148,5 mil euros, um imóvel destinado exclusivamente à construção de uma unidade hoteleira nesta cidade, disse recentemente à Lusa o presidente da câmara. O imóvel urbano, que tem uma área de 680 metros quadrados (m2), está instalado numa das principais artérias desta cidade do distrito de Bragança e chegou a acolher durante várias décadas os serviços do Ministério da Agricultura e Pescas, encontra-se em degradação.
Construção

Setor da construção cresce 5,5% por ano até 2030, antecipa Deloitte

A tensão geopolítica vivida durante o ano de 2024 levou a um abrandamento no setor da construção. No entanto, fatores como o aumento da urbanização, envelhecimento da população, digitalização e descarbonização deverão impulsionar fortes investimentos nas áreas dos transportes, energia, telecomunicações e ativos digitais, apoiados pela adoção de Building Information Modelling (BIM) e soluções de gestão baseadas em Inteligência Artificial (IA), o que deverá levar a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5,5% na construção até 2030.
Construção modular em Lisboa

Montar casas como legos? Projeto mostra o êxito da construção modular

Os blocos gigantes de betão – alguns pesam cerca de dez toneladas – são construídos e preparados numa fábrica no Montijo, na margem sul de Lisboa, e transportados de camião para Benfica, no coração da capital. Ali, na rua André de Resende, perpendicular à movimentada Avenida Gomes Pereira, está a nascer peça a peça, como se de um Lego se tratasse, um prédio com seis pisos e 18 apartamentos (com garagem) em regime de renda acessível. Um projeto de construção modular que sai do papel em tempo recorde pela mão da Junta de Freguesia de Benfica, sendo financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento de pouco mais de três milhões de euros. O curto tempo de obra deste tipo de projetos “permite cumprir com os prazos do PRR”, tornando “toda a operação mais barata”, confidencia ao idealista/news o presidente da junta, Ricardo Marques.
Construção de residências de estudantes

Residência de estudantes abre portas na Guarda em setembro de 2026

A empreitada de construção da nova residência de estudantes do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) foi consignada à empresa Irmãos Almeida Cabral, Lda por 5,03 milhões de euros. Esta residência, com 152 camas, deverá ficar concluída em setembro de 2026, a tempo do início do próximo ano letivo.

Viver entre a natureza e o mar junto à Herdade da Aroeira

Está a nascer junto à Herdade da Aroeira, localizada na freguesia da Charneca da Caparica (Almada), na Margem Sul de Lisboa, o projeto residencial Quinta do Pinhão. Composto por 18 moradias de linguagem arquitetónica sóbria e linhas elegantes, este empreendimento deverá ficar concluído no primeiro trimestre de 2028.
Construção

Construção em Portugal acompanha expansão da atividade económica

No terceiro trimestre deste ano registou-se uma expansão da atividade económica em Portugal, com um aumento de 2,4% em comparação com o mesmo trimestre de 2024. Um crescimento da economia no país que é acompanhada pelo setor da construção. O desemprego nesta área de atividade, por exemplo, registou, em setembro, uma quebra de 10% face ao mesmo mês de 2024. E mais: o número de licenciamentos de fogos em construções novas cresceu 23,1% em termos homólogos.
Simplex urbanístico

Simplex 2.0: imobiliário alerta que mudanças legais são insuficientes

O imobiliário português continua à espera de medidas que simplifiquem o licenciamento, com o atual Simplex Urbanístico a ser apontado como instrumento central, mas ainda insuficiente para resolver problemas estruturais. Durante a XIII Semana da Reabilitação Urbana do Porto (SRU), vários especialistas em construção, urbanismo e habitação debateram os entraves do atual processo de licenciamento e apontaram caminhos para tornar a regulação mais eficiente, numa altura em que o Governo está a preparar uma profunda reformulação deste regime. E deixaram um aviso: as mudanças legais, por si só, não chegam.
Patrícia Gonçalves Costa, secretária de Estado da Habitação

Urbanismo: Governo está a rever o RJUE para agilizar processos

O Governo está a rever o Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE) com vista a agilizar processos, cujo diploma ainda tem que passar pela Assembleia da República, revelou esta quinta-feira (14 de novembro de 2025) a secretária de Estado da Habitação. Falando na abertura do 17º Congresso da Ordem dos Arquitetos, em Évora, Patrícia Gonçalves Costa elencou medidas do Governo para enfrentar a crise habitacional, com destaque para a simplificação legislativa.
Projeto EntreCampos

EntreCampos – Lote B2 traz apartamentos à antiga Feira Popular

Os terrenos da antiga Feira Popular de Lisboa, em Entrecampos, fizeram correr muito tinta. Certo é que ali está a nascer aquele que é um dos maiores projetos imobiliários da capital e do país, senão o maior: terá um novo parque verde e edifícios de habitação, escritórios e unidades de comércio e equipamentos. Falamos do EntreCampos, da Fidelidade Property, que já arrecadou, por exemplo, o prémio “Best New Mega Development” no MIPIM Awards 2025. Um dos edifícios de habitação é o EntreCampos – Lote B2, que será construído numa área de construção com cerca de 61.000 metros quadrados (m2).