Data centers: Portugal consolida-se como mercado emergente na Europa
A Inteligência Artificial (IA) está a impulsionar o setor global de data centers para a entrada numa fase de grande expansão, podendo mesmo quase duplicar a capacidade instalada, passando de 103 GW para cerca de 200 GW em 2030. Neste contexto, Portugal começa a consolidar-se como mercado emergente europeu.
Falta de casas? “Industrialização é parte incontornável da solução”
Portugal está, hoje, mergulhado numa crise de acesso à habitação. Os altos impostos, atrasos nos licenciamentos e falta de mão de obra são alguns dos fatores que travam a construção de casas ao ritmo necessário para responder à elevada procura.
Mercado de trabalho: estas são as cinco tendências esperadas para 2026
As cinco principais tendências que vão moldar o mercado de trabalho em 2026 passam por diferentes estratégias, desde o ‘upskilling’ e o ‘reskilling’, do outsourcing e modelos híbridos, até à cibersegurança e à ‘smart factory’.Com o aproximar do final de 2025, a Eurofirms lançou uma análise
Aparelhos eletrónicos portáteis que deves considerar em 2026
Os aparelhos eletrónicos portáteis evoluem a um ritmo impressionante e a cada dia que passa surge uma solução ainda mais prática e surpreendente.
Câmaras fotográficas 2026: quais são as opções a considerar?
O mercado das câmaras fotográficas continuou a crescer nos últimos meses e em 2026 promete ser ainda mais competitivo do que nunca.Quer sejas fotógrafo amador ou criador de conteúdos profissional, existem soluções para todos os orçamentos, com modelos versáteis e adaptados aos distintos perfis.
Loja do Cidadão Virtual arranca com 150 serviços públicos
Portugal lançou esta quinta-feira (13 de novembro de 2025) a primeira Loja do Cidadão virtual com 150 serviços públicos para particulares e empresas, que terão também disponível o atendimento por vídeo chamada com marcação, "um passo decisivo na transformação digital" dos serviços públicos, segundo comunicado.
Microsoft investe 10 mil milhões de dólares em data center de Sines
A Start Campus, empresa responsável pelo desenvolvimento do data center em hiperescala em Sines, vai receber um dos maiores investimentos da Microsoft na Europa, a partir do início de 2026.
LusoSpace “convida” portugueses a integrar constelação de satélites
A LusoSpace acaba de anunciar o arranque oficial da campanha “O Seu Nome no Espaço”.
Blackrock, Nvidia e Microsoft compram empresa de ‘data centers’
O fundo de investimento Blackrock e um grupo formado pelas tecnológicas Nvidia e Microsoft anunciaram esta terça-feira (15 de outubro de 2025) a aquisição da Aligned Data Centers, por cerca de 34,38 mil milhões de euros (40 mil milhões de dólares).
Draghi: excessiva regulação da concorrência sufoca empresas europeias
Entre a nova estratégia comercial dos EUA, a reiterada ofensiva chinesa, as guerras que se intensificaram e outros tantos riscos geopolíticos e macroeconómicos, a Europa vive atualmente a braços com vários desafios a nível de competitividade global.
Como usar a tecnologia para fazer mais negócios no imobiliário de luxo?
Quando o detalhe é critério e a confiança é o ativo mais precioso, vemos o setor imobiliário de luxo evoluir a um ritmo acelerado, enfrentando exigências muito especificas. Os compradores esperam mais do que imóveis - exigem sofisticação, discrição, resposta imediata, personalização absoluta, a
Casas modulares inteligentes: como integrar tecnologia na construção
As casas modulares revolucionaram o setor da construção, oferecendo rapidez, eficiência e sustentabilidade. Mas e se pudermos ir mais além?
Milhares de hotéis europeus vão processar a Booking
Milhares de hotéis europeus preparam-se para processar a Booking, acusando a plataforma de ter causado “prejuízos financeiros substanciais” aos negócios com “práticas abusivas” ao longo de 20 anos. Práticas essas que “distorceram a concorrência no mercado online” a favor da plataforma.
MVGM quer reforçar digitalização na gestão de imóveis em Portugal
A MVGM ambiciona reforçar a aposta na digitalização dos serviços em Portugal, investindo em plataformas e ferramentas digitais que revolucionam a gestão de imóveis no dia a dia. Com esta aposta, a empresa líder na Europa em gestão de propriedades posiciona-se na linha da frente da transformação do setor.
Brico Depôt aposta em sistema de dados e acelera transformação digital
A Brico Depôt, empresa do setor da construção, bricolage e renovação de casas, acaba de lançar o seu projeto Data Sharing & Monetization (CoreIQ). Trata-se de um inovador sistema de partilha de dados, em tempo real, que permite aos fornecedores antecipar a procura, ajustar o stock e melhorar a disponibilidade de produtos.
Portugal é um dos destinos europeus mais atrativos para data centers
O stock de data centers na Europa e no Médio Oriente (EMEA) registou, durante o primeiro trimestre de 2025, um aumento de 11% face ao ano anterior, atingindo as 2.641 unidades ativas. Em termos de capacidade total de energia, isto representa 10.850,71 MW.
Hong Kong promove em Portugal tecnologia na construção de casas públicas
O Governo da região semiautónoma chinesa de Hong Kong anunciou esta segunda-feira (30 de junho de 2025) que vai promover em Portugal o uso de tecnologia na construção de habitação pública.
Imobiliário mais digital: como a tecnologia está a mudar o mercado
O setor imobiliário atravessa uma transformação profunda, impulsionada pela digitalização, que tem vindo a redefinir modelos de negócio e a forma como se compra e vende casas em Portugal e pelo mundo.
NOS reforça tecnologia no litoral alentejano junto do imobiliário
Nos últimos quatro anos, a operadora de telecomunicações NOS investiu cerca de 6 milhões de euros em tecnologias de última geração no litoral alentejano para fazer chegar a mais casas a rede de fibra ótica e o 5G.
Lisboa é o 1º hub tecnológico da dona da Cartier fora da Suíça
O grupo Richemont, que detém marcas como Cartier, Van Cleef & Arpels ou Montblanc, escolheu Lisboa para o seu primeiro 'hub' tecnológico fora da Suíça, que vai contratar 400 pessoas até 2028, disse à Lusa o responsável pela operação.Quanto ao investimento, Lucas De Gaulejac, 'TCC manager - Techn
Tecnologia LSF: promotora OWNEST quer transformar setor da construção
Chama-se OWNEST e promete transformar o setor da construção em Portugal. A promotora imobiliária, que agora chega ao mercado nacional, privilegia a utilização da tecnologia LSF (‘Light Steel Framing’) – “uma solução inovadora, sustentável e eficiente, já amplamente utilizada nos mercados mais avançados da habitação” – e já tem um projeto em comercialização, o Fountain by Ownest, na Fonte Santa, em Vialonga (Lisboa), segundo revela em comunicado.
Tecnológica Clikalia capta 100 milhões para crescer em Portugal e França
A Clikalia, proptech espanhola especializada na venda e renovação de imóveis, fechou um acordo de financiamento de 100 milhões de dólares com o Macquarie, um grupo financeiro australiano. Este apoio permitirá à empresa acelerar o seu crescimento em França e Portugal, onde espera triplicar o número de transações.
As 15 ferramentas de IA mais utilizadas são...
A empresa de informática Aitools reuniu as 15 ferramentas de Inteligência Artificial (IA) mais utilizadas durante o mês de janeiro. Como se pode ver na imagem, o Chat GPT mantém-se no topo do ranking com 4,7 mil milhões de visitas durante o primeiro mês de 2025, conseguindo quase metade (44,65%) da quota total do mercado. No entanto, é de salientar que perdeu 2,08% de visitantes em relação ao mês anterior.
Sucesso no setor imobiliário? "CRM é uma ferramenta imprescindível”
Eros Quiaios nasceu em Espanha, em Ibiza, mas “aterrou” em Portugal há mais de 20 anos. “Aprendi as primeiras palavras em português no avião que me trouxe para Portugal em 2003, com 13 anos”, conta o Diretor do Inmovilla Portugal, o CRM imobiliário do idealista (editor deste boletim), um dos maiores da Europa e líder na Península Ibérica. “A escolha de um bom CRM imobiliário por parte de uma empresa imobiliária pode ser a diferença entre o sucesso e ficar aquém das metas estabelecidas para o negócio”, diz ao idealista/news, considerando tratar-se de “uma ferramenta imprescindível”.
Portugal bate recorde de pedidos de patentes europeias
As empresas portuguesas apresentaram um número recorde de 347 pedidos de patentes à Organização Europeia de Patentes (OEP) em 2024, mais 4,8% face ao ano anterior. "As empresas portuguesas e inventores portugueses apresentaram 347 pedidos de patentes na OEP em 2024, um aumento de 4,8% face ao ano anterior”, revelou o Patent Index 2024, publicado recentemente, sublinhando que este é um recorde histórico. Desde 2020, o número de pedidos de patentes cresceu 38,2%.