CMVM lança comparador de fundos PPR para investidores portugueses
A CMVM lançou esta segunda-feira, dia 15 de dezembro de 2025, um comparador de instrumentos financeiros, arrancando com a comparação de PPR sob a forma de fundos de investimento, numa iniciativa com que quer dar mais "confiança e proteção ao investidor" na subscrição destes produtos. Com este comparador, os investidores podem comparar três dimensões de Planos Poupança Reforma (PPR) sob a forma de fundos de investimento.
Câmara de Lisboa entrega mais de 100 casas com renda acessível
A Câmara Municipal de Lisboa vai entregar as chaves de 105 fogos num novo edifício habitacional na Rua do Vale Formoso de Cima, freguesia de Marvila, no âmbito do Programa Renda Acessível, numa cerimónia presidida pelo autarca Carlos Moedas, no dia 12 de dezembro pelas 11 horas.Composto por dois blo
OE2026: Parlamento aprova verba para reabilitação de escolas
O parlamento aprovou esta quinta-feira, dia 20 de novembro de 2025, uma proposta de alteração do PS ao Orçamento do Estado para 2026 destinada a garantir verbas orçamentais para as autarquias poderem reabilitar escolas. A iniciativa contou com a abstenção do PSD e CDS-PP, partidos que suportam o Governo de Luís Montenegro. Os restantes partidos votaram a favor.
Governo dos Açores lança 65 milhões de euros para habitação no PRR
Os 150 procedimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinados à habitação nos Açores, no valor de 65 milhões de euros, foram todos lançados, revelou esta terça-feira (18 de novembro de 2025) o Governo Regional.
ONPE lança nova edição do Prémio “LIGAR – Energia para Todos”
Já estão abertas as candidaturas para a nova edição do Prémio “LIGAR – Energia para Todos”, lançado pelo Observatório Nacional da Pobreza Energética (ONPE). Esta iniciativa reconhece e apoia projetos inovadores com impacto direto na mitigação da pobreza energética em Portugal.
Municípios da AML reabilitaram e entregaram 7.000 fogos em quatro anos
A Área Metropolitana de Lisboa (AML) está a preparar um novo modelo para agilizar a reabilitação e manutenção do parque habitacional público, através de um acordo-quadro desenvolvido em parceria com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). O objetivo é simplificar os processos de contratualização das obras e aumentar a capacidade de resposta das autarquias. Desde 2021, os 18 municípios que compõem a AML já entregaram ou reabilitaram cerca de 7.000 habitações, segundo dados da própria entidade.
Apenas 3% do Vale Eficiência entregue a famílias de baixos rendimentos
O programa Vale Eficiência, dirigido a famílias de baixos rendimentos e criado para combater a pobreza energética e apoiar a transição climática justa, enfrenta graves dificuldades de execução. Dotado de 104 milhões de euros na segunda fase, até outubro apenas foram pagos 3,2 milhões de euros, correspondentes a 857 candidaturas, ou seja, menos de 3% do total previsto.
Setor da construção no limite: país precisa de mais 200 mil casas
Em Portugal faltam 150 a 200 mil casas, mas a capacidade do setor da construção “está no limite”, alertaram diversos promotores imobiliários reunidos na manhã de terça-feira, dia 21 de outubro de 2025, numa conferência para analisar as medidas do Governo para a habitação. Este ano, as estimativas dos agentes do setor apontam para que sejam concluídas 28 mil novas habitações a nível nacional.
TdC: imóveis públicos vazios e apoios à habitação do PRR mal geridos
O Tribunal de Contas (TdC) chumbou a Conta Geral do Estado de 2024 (CGE 2024), apontando falhas graves na consolidação das contas públicas, na execução de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e na gestão do património imobiliário da Segurança Social.
O parecer, divulgado esta quarta-feira dia 8 de outubro de 2025, conclui pela “não conformidade” da Conta com a Lei de Enquadramento Orçamental (LEO), o que impede a sua certificação.
Lisboa lança concurso de atribuição de 102 casas a jovens até 35 anos
A Câmara Municipal de Lisboa está a lançar um novo concurso de renda acessível, destinado a jovens com idade igual ou inferior a 35 anos, para o sorteio de 102 casas em bairros históricos da cidade. As casas em concurso, para o qual as candidaturas estão abertas até ao próximo dia 22 de outubro
Fundos para habitação não chegam às câmaras com mais necessidades
Os fundos europeus para habitação não estão a chegar às câmaras com mais necessidades, mas às que têm mais competências técnicas, constata um investigador, arriscando dizer que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) veio acentuar as simetrias territoriais.
E-Lar: IVA nos eletrodomésticos é pago - bombas de calor excluídas
Abrem esta terça-feira (30 de setembro de 2025) as candidaturas ao Programa E-LAR, que tem como objetivo melhorar o conforto térmico das habitações e apoiar as famílias na aquisição de equipamentos eficientes e na eletrificação de consumos energéticos, contribuindo para a descarbonização e para a recolha e reciclagem de equipamentos a gás. Sabe-se, agora, que as bombas de calor estão excluídas do programa e que os consumidores da classe média, apesar de não pagarem os eletrodomésticos, terão de suportar o Imposto de Valor Acrescentado (IVA) relativo à compra dos mesmos.
CML aposta na habitação acessível para jovens nos bairros históricos
A Câmara de Lisboa aprovou no dia 10 de setembro de 2025 um concurso extraordinário do Programa de Renda Acessível (PRA) para jovens até 35 anos, disponibilizando “cerca de 100 apartamentos” nos bairros históricos, e um outro para população de rendimentos baixos, com 31 casas. Os dois concursos foram discutidos e votados em reunião privada do executivo municipal, com a inclusão de alterações propostas pelos vereadores da oposição, na medida destinada aos jovens entre 18 e 35 anos.
Programa Edifícios + Sustentáveis termina em outubro com apoios pagos
O Programa Edifícios + Sustentáveis, criado para apoiar a instalação de janelas eficientes, painéis solares e bombas de calor, está prestes a encerrar. O Ministério do Ambiente e Energia prevê que até outubro estejam concluídas todas as análises às candidaturas, colocando fim a um processo que a ministra Maria da Graça Carvalho já classificou como uma verdadeira “dor de cabeça”.
PRR acelera pagamentos e garante 26 mil casas até 2026, diz Governo
O Governo promete cumprir a meta de entregar 26 mil habitações até junho de 2026 no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), apesar dos atrasos na execução financeira e das dificuldades sentidas pelos municípios. Para acelerar o processo, foram criados novos mecanismos de financiamento que permitem às autarquias receber até 95% das verbas antes da conclusão da análise documental.
Setúbal avança com reabilitação de 308 casas no Bairro Afonso Costa
A Câmara Municipal de Setúbal vai avançar com a reabilitação do Bairro Afonso Costa, tendo em vista a beneficiação de 308 casas e áreas comuns de 36 edifícios, num investimento superior a 22 milhões de euros, informou a autarquia.A adjudicação da empreitada de reabilitação do Bairro Afonso Costa foi
Évora investe 2,5 milhões de euros para reabilitar celeiros da EPAC
A Câmara de Évora quer avançar com a reabilitação dos antigos celeiros da EPAC - Empresa Pública de Abastecimento de Cereais, que alberga atualmente três agentes culturais, num investimento de 2,5 milhões de euros, revelou no dia 21 de julho de 2025 o presidente do município.
PRR: municípios da AML entregaram casas a mais de 5.000 famílias
Mais de cinco mil famílias da região de Lisboa receberam, até ao início de julho, casas no âmbito de candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), informou esta segunda-feira (14 de julho de 2025) a Área Metropolitana de Lisboa (AML).
Mais de 13 mil casas do PRR entregues até junho, garante Governo
Os municípios prometem entregar 13.429 habitações financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) até ao final de junho.
Há mais de 1.200 casas para construir com o PRR sem contratos assinados
São mais de 1.200 as casas para construir com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que têm projetos já aprovados, mas que não têm contratos assinados, segundo dados que constam no relatório da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do PRR.
Câmara da Trofa quer comprar ou construir 100 casas por 15,2 milhões
A Câmara da Trofa tem em curso uma Oferta Pública para Aquisição de 100 fogos habitacionais, em construção ou a construir, para a qual anunciou um investimento superior a 15 milhões de euros. A oferta pública, publicada dia 26 de maio de 2025 em Diário da República, decorre no âmbito do Programa 1º Direito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), investimento RE-C02-i01 – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, lê-se no comunicado da autarquia do distrito do Porto.
Câmara de Gondomar constrói 125 casas em investimento de 14,5 milhões
A Câmara de Gondomar vai votar esta quarta-feira (21 de maio de 2025) a construção de 125 novas casas, a custo controlado, destinadas ao arrendamento acessível, representando um investimento de 14,5 milhões de euros, anunciou o município do distrito do Porto.
Habitação PRR: Governo revê em baixa meta das 26 mil casas
A ambição de garantir 26 mil casas com financiamento a fundo perdido ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi revista em baixa pelo Governo.
NIP: vem conhecer o "cartão de cidadão" das casas
O ano de 2025 começou com uma novidade no mundo imobiliário, o Número de Identificação do Prédio (NIP).
Governo prevê mais de 13 mil fogos concluídos até junho
O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, adianta que, em junho, estarão concluídos mais de 13 mil fogos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representando 50% da meta estabelecida.