
Fim à vista para os juros mínimos?
O ciclo de mínimos históricos nas taxas da dívida parece ter terminado ou estar a terminar, o que poderá significar que é o fim da linha para os juros mínimos. Nas obrigações a 10 anos, que servem de referência na Zona Euro, os juros poderão regressar a terreno positivo já no verão, depois de dois anos abaixo de zero. No conjunto da Zona Euro, a subida das taxas desde o final do ano passado é particularmente acentuada nos prazos mais longos. No que diz respeito aos juros da dívida portuguesa a 10 anos, quadruplicaram desde início do ano, chegando aos 0,25% no dia 23 de fevereiro.

Portugal paga 0,51% para emitir dívida a 10 anos (e taxa cai para metade em dois meses)
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realizou na passada quarta-feira (10 de julho de 2019) um duplo leilão de dívida de longo prazo, tendo encaixado 1.023 milhões de euros, o que se situa encostado ao ponto mais baixo do intervalo pré-definido.

dívida portuguesa volta amanhã ao mercado com juros mais caros de sempre
portugal começa amanhã a pagar a factura do chumbo do pec iv e da demissão do governo. pela primeira vez desde que josé sócrates anunciou a sua decisão o país volta ao mercado, sem compradores garantidos.
timor-leste e china podem ajudar a pagar dívida portuguesa
timor-leste juntou-se à china na lista de países asiáticos que estão disponíveis para comprar dívida pública portuguesa.
portugal paga juro mais alto do ano
portugal pagou esta quarta-feira a taxa de juro mais alta do ano, mas não ultrapassou a barreira dos 7%, tendo conseguido colocar no mercado 1.242 milhões de euros, com a procura a mais que duplicar a oferta, revela o jornal expresso.
juros da dívida portuguesa cada vez mais perto dos 7%
os juros da dívida pública nacional voltaram a bater um novo recorde desde a criação do euro (6,847% face aos 6,819% atingidos na segunda-feira), aproximando-se perigosamente dos 7%, limite estabelecido pelo ministro das finanças para justificar uma intervenção do fundo monetário internacional (fmi)
“spread” da dívida portuguesa desce no dia da apresentação do orçamento
os juros da dívida portuguesa permanecem pouco alterados e o prémio que os investidores exigem para deter dívida portuguesa em vez da alemã está a diminuir, num dia em que os investidores estão a abandonar a segurança relativa da dívida alemã para aumentarem a sua exposição às acções, explica o jorn
prémio da dívida portuguesa desce face à dívida alemã
as obrigações portuguesas a 10 anos descem quatro pontos base, para 6,350%, enquanto os juros da dívida a cinco anos avançam um ponto base, para 5,196%.