
Habitação acessível: Europa prepara-se para novas soluções urgentes
Em toda a Europa, a falta de habitação a preços acessíveis tornou-se uma emergência, especialmente nas grandes cidades, afetando as escolhas de vida das famílias e a mobilidade de trabalhadores e estudantes. A Comissão Europeia nomeou, por isso, um comissário dedicado a esta crise, colocando a habitação acessível no centro da sua agenda. Para compreender melhor este fenómeno, Donatella Marino, especialista em imobiliário, Guido Alberto Inzaghi, fundador do SI – Studio Inzaghi, e Luigi Nassivera, perito em políticas de habitação, explicaram a situação.

Casas acessíveis: Portugal participa em alta na consulta pública da CE
Foi em meados de julho que a Comissão Europeia lançou a segunda fase da consulta pública sobre o novo Plano Europeu de Habitação a Preços Acessíveis. E está a revelar-se bem participativa, tendo sido recebidos mais de 700 contributos, sobretudo de cidadãos europeus. Portugal destaca-se como um dos países mais participativos.

UE quer solução para crise na habitação até à primavera de 2026
A Comissão Europeia quer apresentar na primavera de 2026 o primeiro plano para a habitação acessível, para ajudar as cidades com maior pressão imobiliária a debelarem um problema que é cada vez maior, foi anunciado esta segunda-feira (dia 14 de julho).Em comunicado, o executivo comunitário disse que

Crédito malparado: Governo aprova diploma com mais de 1 ano de atraso
O Governo da AD voltou a aprovar uma proposta de lei que transpõe para a legislação nacional a diretiva europeia sobre crédito malparado, que também vem harmonizar as regras aos gestores e compradores deste tipo de créditos não produtivos.

Moedas integra conselho consultivo europeu sobre habitação
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), foi nomeado pela Comissão Europeia para um conselho consultivo dedicado à habitação na Europa, que iniciou esta segunda-feira (dia 30 de junho) funções e pretende definir a estratégia para responder à crise habitacional.O social-democr

Governo rejeita controlo às rendas recomendado por Bruxelas
No início deste mês, a Comissão Europeia deixou várias recomendações a Portugal para travar a crise de acesso à habitação, como o controlo das rendas e novos limites ao Alojamento Local.

Casas mais eficientes: estas são as diretrizes da UE já publicadas
A Comissão Europeia já publicou as suas diretrizes sobre casas verdes. Estas são as orientações que os Estados-membros da União Europeia (UE) vão ter de seguir para elaborar os seus planos nacionais de renovação de edifícios até ao final de 2025.

Habitação é “elegível” para quadro financeiro de Bruxelas, diz Costa
“Finalmente a União Europeia (UE) assumiu a habitação como uma política essencial”, reconhece António Costa, ex-primeiro-ministro socialista e agora presidente do Conselho Europeu.

Bruxelas recomenda limites às rendas e ao AL em Portugal
As medidas implementadas pelos últimos governos em Portugal não têm sido capazes de responder à crise de acesso habitação instalada no país.

UE: Comité das Regiões quer plano ambicioso de habitação acessível
O Comité das Regiões Europeu exigiu um plano de habitação a preços acessíveis “ambicioso e muito concreto” por parte da Comissão Europeia, para apoiar os esforços dos municípios e das regiões no combate à crise habitacional.

Bruxelas lança consulta pública para criar plano de habitação
A Comissão Europeia (CE) lançou esta segunda-feira, dia 12 de maio, uma consulta pública para recolher opiniões de cidadãos, empresas, autoridades públicas, sociedade civil e outras partes interessadas na habitação, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do plano europeu de habitaç

Comissão Europeia multa Apple em 500 milhões e Meta em 200 milhões
A Comissão Europeia decidiu aplicar uma multa de 500 milhões de euros à ‘gigante’ tecnológica Apple e de 200 milhões de euros à Meta por violação da Lei dos Mercados Digitais (DMA, na sigla inglesa). Estas são as primeiras sanções aplicadas a grandes plataformas ao abrigo da DMA.

Bruxelas quer duplicar financiamento para habitação acessível
A Comissão Europeia propôs esta terça-feira, dia 1 de abril, uma reafetação das verbas da Coesão para promover a mobilidade militar e reforçar as capacidades de defesa, bem como para duplicar o financiamento disponível para habitação acessível na União Europeia (UE).“Hoje, a Comissão Europeia está a

Transição energética de edifícios: “Portugal tem tudo para ser líder”
Portugal tem um novo desafio pela frente em nome da sustentabilidade do imobiliário: transpor a nova Diretiva Europeia sobre Eficiência Energética até maio de 2026. E Nelson Lage, presidente da ADENE – Agência para a Energia, não tem dúvidas: “Portugal tem todas as condições para ser líder nesta transição energética”, partindo em vantagem face a outros países europeus pela alta produção de energias renováveis (e não só). Mas há grandes desafios pela frente, desde a complexidade desta nova diretiva aos prazos curtos de implementação.

Crédito malparado: Bruxelas leva Portugal a tribunal por falhas na lei
A Comissão Europeia decidiu levar Portugal perante o Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) por falhas na transposição da diretiva sobre créditos não produtivos (NPL, na sigla inglesa).

PRR: habitação e Metro de Lisboa com outras fontes de financiamento
O Governo disse este sábado (1 de fevereiro de 2025) que os investimentos na habitação e o alargamento das linhas do Metropolitano de Lisboa vão manter-se com outras fontes de financiamento devido ao pedido de reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Comissária sugere que investimento na UE pode reduzir preços das casas
Maria Luís Albuquerque disse que no seu mandato como comissária quer reforçar o investimento privado na União Europeia e defendeu que mais investimento nas empresas, em vez de em ativos imobiliários, permitirá baixar os preços das casas.

Imobiliário continua "vulnerável" à flutuação económica, avisa Bruxelas
Apesar da relativa estabilidade, os mercados imobiliários “continuam vulneráveis às flutuações económicas que podem ter impacto nos preços das casas”, tais como recessões, alterações nas taxas de juro e alterações no emprego.

Habitação acessível: Bruxelas vai lançar iniciativa europeia
A Comissão Europeia (CE) quer dar passos “concretos e eficazes” na habitação para desempenhar um papel mais relevante nesta área, mas sem deixar de respeitar os princípios da “subsidiariedade e da proporcionalidade”. A ideia passa por “apoiar e não substituir” tantos os Estados-membros, como as autoridades locais, que vão continuar a deter as principais competências em matéria da habitação.

Ursula Von der Leyen reeleita presidente da CE – habitação é prioridade
A presidente da Comissão Europeia (CE) foi, esta quinta-feira (18 de julho de 2024), reconduzida no cargo, para um novo mandato de cinco anos. Ursula von der Leyen reforça a votação de há cinco anos, com 401 votos a favor dos eurodeputados (acima dos 360 necessários), 284 contra, 15 abstenções e 7 votos nulos. Momentos antes de ser reeleita, anunciou a criação de duas novas pastas de comissários europeus, um para gerir migrações no Mediterrâneo e um para a Habitação, visando maior acessibilidade na União Europeia (UE).

Coimbra com financiamento de 4,9 milhões para turismo sustentável
A Câmara de Coimbra vai ter um financiamento de 4,9 milhões de euros da Comissão Europeia para um projeto de turismo sustentável, numa iniciativa em que esta foi a única cidade portuguesa entre as selecionadas.
O projeto, liderado pela Câmara de Coimbra e que conta com vários parceiros locais, prop

Preços das casas em Portugal “continuam sobrevalorizados”, diz Bruxelas
“Os preços da habitação continuaram a aumentar significativamente em Portugal, em contraste com a maioria dos outros países da UE”, avisa a Comissão Europeia num recente relatório de análise aprofundada às políticas do país. Apesar do crescimento ter abrandado, os preços “continuam sobrevalorizados”.

Comissão Europeia lança instrumentos de apoio à habitação social
A Comissão Europeia (CE) publicou um conjunto de ferramentas para que os “decisores políticos a nível nacional, regional e local possam utilizar da melhor forma o financiamento da UE para investir na habitação social e serviços associados”.

Parlamento Europeu aprova Diretiva de Eficiência Energética em Edifícios
A sessão plenária do Parlamento Europeu aprovou que a partir de 2030 o objetivo de zero emissões seja imposto a todos os edifícios recém-construídos, um desafio de neutralidade nas emissões que será exigido a todo o parque imobiliário em 2050. Devem também ser progressivamente implementadas instalações solares em edifícios públicos e não residenciais, dependendo da sua dimensão, e em todos os novos edifícios residenciais a partir de 2030.

Créditos a taxa variável e poupança “modesta” são riscos para Portugal
A procura por crédito habitação em Portugal mudou ao longo de 2023. À medida que as taxas Euribor foram escalando, as famílias passaram a optar pela taxa mista ao invés da taxa variável, representando já 64% do total de novos empréstimos à habitação em outubro. Mas olhando para a totalidade dos contratos, os créditos habitação a taxa variável continuam a ser predominantes (82,9% do total). Para a Comissão Europeia (CE), a “elevada” percentagem de empréstimos a taxa variável constitui um risco para Portugal, a par da taxa de poupança “modesta”.