Nos últimos anos as vagas de calor têm sido recorrentes e não apenas em Portugal. E este verão os dias quentes estão a ser uma constante. Um pouco por toda a Europa têm-se registado algumas das temperaturas mais altas de sempre e é importante saber como enfrentar este tempo de extremos. Estejas de férias ou a trabalhar, damos-te conselhos para saberes como viver melhor quando o termómetro marca uns graus a mais do que é habitual. Vários estudos internacionais mostram que o humor e a capacidade de concentração pioram com o calor, para não falar dos riscos diretos para a saúde, tal como alertam os especialistas.
Já te demos dicas de onde te refrescarem plena cidademas sabemos que essa nem sempre é a solução para dias de calor não é verdade? Com a terceira onda de calor em Portugal, dizemos-te o que deves fazer para sobreviver a dias quentes. Parece que vieram para ficar.
Herbert Goetsch/Unsplash
Vagas de calor: o que são?
Designadas também por ondas de calor, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma vaga de calor acontece quando “num intervalo de pelo menos 6 dias consecutivos, a temperatura máxima diária é superior em 5ºC ao valor médio diário no período de referência.”
Elas podem ocorrer em qualquer altura do ano, embora sejam mais sentidas durante os meses de verão, quando as temperaturas já são naturalmente altas.
Andrea Piacquadio/Pexels
Consequências das vagas de calor
Altamente prejudiciais para a saúde, as vagas de calor atingem as pessoas de todas as idades. Não importa a faixa etária, o calor extremo causa reações adversas em todos nós, e as consequências são piores quando não tens hábitos saudáveis. Por isso, é importante que saibas como lidar com o calor excessivo e ajudes/ensines os que te rodeiam a fazer o mesmo.
Segundo a DGS, as vagas de calor podem provocar doenças como cãibras por calor, esgotamento ou situações várias que peçam intervenção médica de urgência.
Lembra-te, o calor do verão é convidativo para férias mas as vagas de calor podem ter todas estas consequências negativas na saúde. Resguarda-te e aproveita o calor seguindo o bom senso e não esquecendo as dicas que te deixamos abaixo.
Dicas para aguentar uma onda de calor
Há quem defenda que suportar o frio é mais fácil do que sobreviver ao calor, isto porque, com as temperaturas baixas há sempre mais uma camisola/casaco que podes colocar para te aquecer.
No verão, quando as temperaturas superam os valores a que estamos habituados pode ser mais díficil aprender a lidar com o calor. Por isso mesmo, reunimos um conjunto de dicas que te vão ajudar a refrescar nos dias mais quentes do ano.
Unsplash
Bebe água (muita, muita água!);
Se estiveres com crianças ou pessoas idosas e doentes oferece-lhes água. Eles nem sempre reconhecem a necessidade de beber água e a desidratação pode ser um risco;
E não te esqueças de fazer o mesmo com os teus animais de estimação, eles também precisam de cuidados redobrados;
Evita o consumo de álcool;
Evita sair nas horas de maior calor (entre as 11h00 e as 17h00);
Modera o tempo de exposição solar e usa chapéu e óculos de sol caso tenhas de estar na rua;
Não faças atividades de exterior que peçam esforço físico (por exemplo, correr ao ar livre);
Usa roupa solta e leve;
Utiliza sprays refrescantes (disponíveis em várias superfícies comerciais e em farmácias) ou opta por um borrifador com água, para que te possas refrescar em qualquer lugar;
Aposta em refeições leves e frescas, e com intervalos mais curtos;
Ella Olsson/Pexels
Mantém-te (se possível) num ambiente fresco, arejado ou climatizado;
Refresca a casa:
Uma vez que as vagas de calor em Portugal têm sido frequentes, poderá estar na altura de equacionares um sistema de ar condicionado ou ventoinha permanente;
Se não queres usar aparelhos então deves optar por outras dicas de ouro para manter a casa fresca. Algumas delas são manter as janelas fechadas e tapadas, evitar usar o forno (pelas altas temperaturas), apostar em lâmpadas LED, dar primazia a cores leves na decoração da casa e até recorrer a plantas interiores para regular a temperatura interior.
Se optares por aproveitar estes dias de maior calor na praia ou piscina lembra-te que é importante evitar os períodos de maior calor, utiliza o protetor solar e procura garantir que tens sempre uma sombra disponível.
Para poder comentar deves entrar na tua conta