Notícia do dia 13 de abril de 2016

Investimento em imobiliário comercial duplicou em Portugal em 2015, ano recorde

Investimento em imobiliário comercial duplicou em Portugal em 2015, ano recorde

O investimento imobiliário comercial em Portugal mais do que duplicou em 2015 (154% face a 2014), para um valor próximo de 1,9 mil milhões de euros, revela a B. Prime. Com estes resultados, segundo a consultora, foi um ano recorde para o setor. A maioria do investimento feito teve origem no estrangeiro (92%), sobretudo de investidores norte-americanos (43%).
Preços das casas em Portugal sobem mais do dobro da média da Zona Euro

Preços das casas em Portugal sobem mais do dobro da média da Zona Euro

Portugal ficou entre os países da Zona Euro que maior valorização das casas registou na reta final de 2015. Os preços das habitações no mercado nacional registaram um aumento 5% no quarto trimestre, em comparação com o período homólogo, quase duplicando o crescimento médio do espaço da moeda única, segundo os mais recentes dados divulgados pelo Eurostat.

Amianto nos edifícios públicos volta a ser estudado para ser removido

Remover o amianto que ainda resta nos edifícios públicos é o objetivo final que o Governo tem ao constituir um novo grupo interministerial sobre este tema, coordenado pelo Ministério do Ambiente. A Deco, que reclamou a iniciativa, defende que também seja criado um plano de ação para o setor privado, dado o elevado risco de doenças associado ao amianto. Em Portugal, cerca de 2015 edifícios públicos e perto de 600 mil edifícios ainda têm este material de construção, segundo estimativas do Instituto Nacional de Saúde.
Arrendamento jovem: candidaturas ao Porta 65 abrem dia 28

Arrendamento jovem: candidaturas ao Porta 65 abrem dia 28

O período de candidaturas ao Programa Porta 65 Jovem relativo à primeira fase de 2016 vai decorrer entre 28 de abril e 31 de maio. Trata-se de uma iniciativa do IHRU que apoia o arrendamento de habitação para residência permanente e que tem como beneficiários jovens com idades entre 18 e 30 anos, jovens em coabitação, jovens casais ou em união de facto.

Vistos gold: Governo promete agilizar processo

O programa de concessão de vistos gold vai ser agilizado de forma a pôr um ponto final nas “situações pendentes” que existem atualmente. A garantia foi dada pelo Governo ao presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), Reis Campos.
V. R. St. António quer cobrar taxa turística para financiar recuperação de património

V. R. St. António quer cobrar taxa turística para financiar recuperação de património

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António quer cobrar uma taxa turística de um euro a cada turista que fique alojado no concelho, à semelhança do que já acontece em Lisboa. A medida, que visa financiar a criação de infraestruturas e atividades relacionadas com o turismo, não agrada à Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), que admite avançar para tribunal.