Notícia do dia 22 de fevereiro de 2018

Tendências do mercado imobiliário português debatidas em Madrid a 14 de março

O mercado imobiliário português está ao rubro, uma tendência que parece ter vindo para ficar. Recentemente, por exemplo, Lisboa foi eleita uma das 20 melhores cidades europeias para investir em imobiliário. Não é de admirar, por isso, que o tema seja notícia além fronteiras. Irá, de resto, ser debatido num seminário que se realizará em Madrid (Espanha), dia 14 de março, e que é organizado pela Belzuz Abogados e pela Escarate Asesores.
PCP e BE defendem uma “alteração profunda” na Lei das Rendas

PCP e BE defendem uma “alteração profunda” na Lei das Rendas

O PCP e o BE defendem uma “alteração profunda” ao Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU), lei que entrou em vigor em 2012 mas que sofreu alterações legislativas há cerca de oito meses. O PCP, de resto, já apresentou à Assembleia da República um projeto de lei para a revogação do NRAU.
Taxa de proteção civil obriga senhorios a corrigir IRS

Taxa de proteção civil obriga senhorios a corrigir IRS

Todos os senhorios aos quais seja devolvida a taxa municipal de proteção civil, por parte da Câmara Municipal de Lisboa (CML), serão obrigados a corrigir as respetivas declarações de IRS em que incluíram a taxa como um custo predial. Os senhorios dispõe de 30 dias para fazer a correção, a contar da data em que receberem o vale da CML.
Emigrantes nunca enviaram tanto dinheiro para Portugal

Emigrantes nunca enviaram tanto dinheiro para Portugal

As remessas dos emigrantes portugueses subiram para o valor mais alto de sempre, ultrapassando pela primeira vez a barreira dos 3.500 milhões de euros. As remessas subiram 6,3% no ano passado, chegando a aumentar quase 30% face a 2012, ano em que foram enviados menos de 3.000 milhões para Portugal.

Portugal mantém o 29º lugar no ranking sobre corrupção no setor público

Portugal continua a ser o 29º país menos corrupto do mundo. Em causa está o ranking de 2017 sobre níveis de corrupção no setor público, que contempla 180 países e foi elaborado pela Transparency International (TI). Portugal, que ocupa a mesma posição que tinha em 2016, obteve 63 pontos em 100 possíveis, mais um que no ano passado e os mesmos que Qatar e Taiwan e menos dois que a média europeia.
Só 22 autarquias agravam IMI para proprietários de prédios devolutos

Só 22 autarquias agravam IMI para proprietários de prédios devolutos

Apenas 22 dos 308 municípios decidiram aplicar uma penalização aos proprietários de imóveis em ruínas ou devolutos. A maioria das autarquias – a quem cabe essa decisão – opta por por não penalizar os proprietários que tenham casas desocupadas. Lisboa, Coimbra, Setúbal e Funchal estão entre os municípios que escolheram aplicar a taxa agravada.