Comentários: 0
Emigrantes nunca enviaram tanto dinheiro para Portugal
GTRES

As remessas dos emigrantes portugueses subiram para o valor mais alto de sempre, ultrapassando pela primeira vez a barreira dos 3.500 milhões de euros. Os números mostram que as remessas subiram 6,3% no ano passado, chegando a aumentar quase 30% face a 2012, ano em que foram enviados menos de 3.000 milhões para Portugal.

Os portugueses a trabalhar no estrangeiro enviaram para Portugal 3.300 milhões de euros em 2016 e no ano passado subiram a fasquia, ao enviar 3.500 milhões de euros, segundo os dados do Banco de Portugal (BdP), citados pela Lusa.

Os portugueses radicados em França foram aqueles que enviaram mais dinheiro, quase um terço do valor total, nomeadamente 1.151 milhões de euros. Depois da França segue-se a Suíça, de onde vieram remessas no valor de 797,5 milhões, uma subida de 14,3% face ao ano anterior.

Pelo contrário, os estrangeiros a trabalhar em Portugal no ano passado enviaram para os seus países de origem 518,2 milhões de euros, menos 2,8% que os 533,3 milhões de euros enviados em 2016.

Remessas mostram “confiança no país”

"Estes dados mostram que a confiança no país se tem vindo a consolidar. Os números hoje publicados pelo BdP mostram que os portugueses no mundo fizeram em 2017 uma das maiores remessas de dinheiro para Portugal, ultrapassando os 3.500 milhões de euros, alcançando números que não se conheciam desde o início do século", disse José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, à Lusa, depois da conferência “As prioridades de política para os portugueses no mundo”, que decorreu na Universidade Lusíada, no Porto.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta