Imobiliário chinês começa a recuperar após devastador 2022
O setor imobiliário na China começou a dar os primeiros sinais de recuperação após o final do ano em que o colapso do investimento e a transação de casas particulares causaram um cenário convulsivo no imobiliário asiático. O investimento dos promotores contraiu 5,7% nos dois primeiros meses do ano. Esse dado, embora negativo, é bem melhor do que os 12% que caíram em dezembro e a queda média de 10% acumulada ao longo de 2022, segundo o El Economista.
Obras no terraço do prédio: como proceder para evitar conflitos?
Se é verdade que um apartamento pode ter apenas um proprietário, também é verdade que o prédio em que este se insere pertence à pluralidade de condóminos que o habitam e partilham entre si os deveres e responsabilidades relativos aos espaços comuns. É o caso, por exemplo, de um terraço, que não pode ser alterado ou alvo de obras sem o consentimento dos condóminos e, em alguns casos, até da câmara municipal da área de residência. Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta.
Comprar casa e colocá-la a arrendar rendeu 6,6% no início de 2023
A falta de oferta no mercado de arrendamento português é um problema estrutural que o Governo está focado em solucionar com o Mais Habitação, tendo mesmo avançado com a proposta de lei que prevê a redução das taxas de IRS sobre os rendimentos prediais. Portanto, se o diploma vir luz verde por parte do Presidente da República, quem estiver a ponderar comprar casa para, depois, colocá-la a arrendar terá de fazer novas contas à rentabilidade do negócio. Em Portugal, comprar casa para arrendar rendeu, em termos brutos, 6,6% no primeiro trimestre de 2023, um valor superior ao calculado no mesmo período de 2022 (5,6%), mostra estudo do idealista.
Truques caseiros para retardar o aparecimento de pó em casa
Acabaste de limpar a casa e parece que tudo voltou a ficar cheio de pó? Sabemos como isso pode ser frustrante. Mas há solução: com estes truques caseiros que agora partilhamos conseguirás retardar o aparecimento do pó em diferentes superfícies. Não desaparecerá para sempre, mas é uma ajuda.
Como organizar o guarda-roupa: do design ao método KonMari
Sabias que o método KonMari - desenhado pela guru da arrumação Marie Kondo - pode ajudar-te a organizar o guarda-roupa e otimizar o uso do espaço? Quer tenhas uma divisão pequena ou um grande closet no quarto. Eis algumas dicas e ideias para ter o armário em ordem.
Esta casa modular de madeira foi inspirada numa tradição japonesa
Byron Bay é uma cidade costeira localizada no estado de New South Wales, na costa leste da Austrália. É conhecida pela sua atmosfera boémia descontraída e estilo de vida alternativo.
Salários em Lisboa são superiores aos do Porto: descobre as diferenças
Os salários pagos pelas empresas aos trabalhadores variam muito consoante a localização da empresa. E o fosso existente entre as duas maiores cidades portuguesas é grande, com os trabalhadores de Lisboa a ganharem bem mais que os do Porto nas carreiras até cinco anos, entre seis a dez anos e com mais de dez anos. Era assim em 2019, antes da pandemia, e o cenário mantém-se agora, em 2023, tendo a diferença até aumentado em alguns casos.
Imobiliário: GRC IM chega a Portugal e Espanha para investir 200 milhões
A gestora de investimentos liderada por Kaho Ha e Alberto González, GRC IM, acaba de chegar à Península Ibérica para expandir as suas operações em Portugal e Espanha. A empresa prevê investir 200 milhões de euros nos próximos dois anos para a compra e reposicionamento de ativos e a sua posterior venda com rentabilidade.
Transferir o crédito habitação: EuroBIC com spread a partir de 0,75%
As taxas Euribor continuam a aumentar, encontrando-se já em níveis de 2008. Um cenário que se tenderá a manter com as constantes subidas das taxas de juro diretoras, por parte do Banco Central Europeu (BCE). Uma má notícia, portanto, para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa, visto que a prestação está a escalar. A transferência do crédito habitação para outro banco pode ser, nesse sentido, uma opção a ter em conta. E a oferta do EuroBIC pode ser aliciante. Explicamos tudo na rubrica Crédito Habitação do Mês (de abril).
Ibervalles investe 60 milhões na compra de imóveis em Lisboa e Madrid
Portugal continua a atrair investimento imobiliário. É o caso da Ibervalles, socimi da família Isidro Rincón, ex-donos da papeleira Europac, que está de olho na compra de imóveis em Lisboa e Madrid. Tem 60 millhões para investir nestes mercados, com foco no segmento de escritórios.
Despesas com imóveis: o que se pode deduzir no IRS
A entrega da declaração de IRS, referente aos rendimentos obtidos durante o ano de 2022, já arrancou e prolonga-se até ao próximo dia 30 de junho. Algumas despesas que tiveste no ano anterior podem ser deduzidas no IRS, nomeadamente os encargos com imóveis. Explicamos tudo.
Habitação de luxo no Porto: PURE sai do papel – as 34 casas têm dono
É mais um empreendimento que vem comprovar que o negócio da venda de casas em planta, nomeadamente de luxo, está em alta em Portugal. O PURE, o mais recente projeto de habitação do segmento alto desenvolvido pela promotora imobiliária Fercopor na Boavista, no número 489 da Rua Ciríaco Cardoso (Porto), já saiu do papel. As obras arrancaram e o empreendimento deverá estar concluído em 2025, mas os 34 apartamentos que o compõem já têm dono.
Apoios às rendas e ao crédito habitação pagos a partir de maio
O programa Mais Habitação do Governo prevê apoios extraordinários ao pagamento das rendas e das prestações do crédito habitação, com a bonificação dos juros. Uma medida que visa fazer face à escalada da taxa de inflação e das taxas Euribor, que estão a retirar poder de compra aos consumidores. Sabe-se agora que os apoios às rendas começarão a ser pagos em maio. Já a bonificação dos juros avança em maio e junho. A garantia foi dada esta terça-feira (11 de abril de 2023) pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, no Parlamento.
Investimento em imobiliário comercial a recuar em Portugal
Resiliência tem sido palavra de ordem no mercado imobiliário em Portugal, nomeadamente no que diz respeito ao volume de investimento no setor comercial. Os dados relativos ao primeiro trimestre não são, no entanto, animadores: foram investidos “apenas” 230 milhões de euros entre janeiro e março, menos 39% que no período homólogo, segundo a CBRE.