Notícia do dia 12 de abril de 2023

vista panorâmica de terreno

Registo de terrenos: como fazer e qual a sua importância

Continua a ser pertinente falarmos do registo de terrenos em 2023, que deve ser feito em todo o país para assegurar que não são cobradas taxas pelo Estado.  O procedimento está a ser cada vez mais divulgado e permite registar terrenos de prédios rústicos e prédios mistos. Na realidade, ajuda o Estado a conhecer os limites de cada propriedade e ajuda os proprietários a não confundirem as limitações dos seus terrenos com outros.
Quanto lucram as empresas cotadas no PSI

Quanto lucram as 15 empresas cotadas em bolsa? 12,9 milhões por dia...

As 15 empresas que compõem o PSI, o índice de referência da bolsa portuguesa, obtiveram lucros de 4,7 mil milhões de euros em 2022, mais 33,5% que no ano anterior. Feitas as contas, estamos a falar de ganhos que rondam os 12,9 milhões de euros por dia, bem mais que a média obtida em 2021, que foi de 9,6 milhões por dia.
construir casa

Guia para construir casa: do crédito às dicas para reduzir custos

Comprar casa é um dos objetivos de vida de muitas pessoas, mas nem sempre as opções disponíveis no mercado correspondem às expectativas daquilo que se tem em mente. Optar por construir casa é uma solução, contudo, trata-se de uma decisão que deve ser bem ponderada, uma vez que, na maioria dos casos, este é um processo moroso e que envolve várias etapas. Neste guia, deixamos-te várias dicas para tentar reduzir os custos, mas também aquilo que deves saber se quiseres pedir um crédito à construção.
Procura de casas para comprar em Portugal

Casas em Portugal atraem cada vez mais americanos – e depois da crise?

A qualidade de vida, o sol, o mar e a segurança têm atraído cada vez mais famílias dos EUA para viver em Portugal. Mas não só. A recente valorização do euro face ao dólar tornou as casas ainda mais acessíveis aos bolsos dos norte-americanos. Foi por tudo isso, a par da normalização do teletrabalho durante a pandemia, que nos últimos dois anos as famílias norte-americanas reforçaram – e muito - a procura de casas para comprar e arrendar no nosso país, tendo a mira apontada, sobretudo, aos municípios de Lisboa, Porto e Cascais, segundo mostram os dados do idealista/data. Agora, resta saber se a procura de casas por norte-americanos em Portugal continuará em alta depois da recente instabilidade financeira que eclodiu os EUA e rapidamente se fez sentir na Europa.
Fundos de investimento imobiliário

Fundos imobiliários: crescimento traz riscos financeiros, alerta BCE

Hoje, o cenário financeiro continua repleto de incerteza dado o recente colapso de dois bancos nos EUA que logo se fez sentir na Europa. Apesar de os decisores políticos terem tomados medidas para mitigar os riscos para a estabilidade financeira mundial, a verdade é que continua a haver ameaças. O Banco Central Europeu (BCE) está preocupado com o rápido crescimento dos fundos de investimento imobiliário na Zona Euro, considerando que a sua interdependência com o mercado imobiliário comercial traz riscos para o equilíbrio financeiro da Europa.

Viver em Gaia: Jardins da Seara sai do papel – são 700 apartamentos

O megaempreendimento residencial Jardins da Seara começou a sair do papel em fevereiro. Serão ao todo cerca de 700 apartamentos divididos em 10 lotes que vão nascer em Gaia pela mão do Grupo SPintos, após um investimento superior a 100 milhões de euros. O primeiro lote a ser construído, o lote 6, é composto por 135 apartamentos, dos quais 60% já se encontram comercializados, revela a empresa, adiantando que ficará concluído e pronto a habitar no início de 2025.
Armazém de logística está à procura de arrendatário

Logística: armazém com 3.190 m2 às portas de Lisboa procura inquilino

Está prestes a chegar ao mercado um armazém de logística com uma área total de 3.190 metros quadrados (m2) e que se encontra em ótimo estado de conservação. Trata-se de um ativo da MSM - Manuel Silva Marques localizado na zona de Castanheira do Ribatejo, às portas de Lisboa, que está atualmente ocupado pela empresa Mapei – ficará disponível já em maio.
Governo quer por um ponto final na emissão de vistos gold

Fim dos vistos gold: associação quer que Parlamento chumbe medida

O fim do programa dos vistos gold é uma das medidas contempladas no pacote Mais Habitação do Governo, sendo também uma das mais polémicas. O Executivo aprovou-a em Conselho de Ministros no dia 30 de março de 2023, mas são várias as vozes que se fazem ouvir contra a solução de por um ponto final na emissão de novos vistos Golden Visa. A Associação Portuguesa de Capital de Risco (APCR) considera que o diploma, que está na Assembleia da República para que os partidos possam apresentar alterações, põe em causa a atração de investimento estrangeiro.
Oferta de arrendamento acessível está a crescer em Portugal

Rendas acessíveis: IHRU investe 51,8 milhões em 266 casas em Benfica

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) vai investir cerca de 51,8 milhões de euros no novo complexo habitacional na Quinta da Baldaya, na freguesia lisboeta de Benfica, que terá 266 casas para arrendamento acessível. A aposta neste segmento do mercado residencial está, de resto, contemplada no programa do Governo Mais Habitação. 
realojamento famílias

Bairro da Jamaica: quase 100 moradores começaram a ser realojados

Quase 100 moradores do bairro Vale de Chícharos (bairro da Jamaica), no Seixal, começaram a ser realojados esta terça-feira, 11 de abril, numa nova etapa de um processo iniciado em 2018, anunciou a autarquia. Esta fase de realojamento que abrange 98 pessoas (32 famílias), explica a Câmara Municipal do Seixal em comunicado, decorrerá até dia 13 com a demolição das construções e a limpeza geral do terreno.
Governo quer ultrapassar meta do programa Condomínio de Aldeia

Condomínio de Aldeia: Governo disponível para superar meta do programa

O Governo está disponível para ultrapassar a meta das 800 candidaturas no programa Condomínio de Aldeia, prevista no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), disse o secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas. "Temos o objetivo de atingir 800 candidaturas até 2025, num montante de 60 milhões de euros, mas estamos completamente disponíveis para aumentar esse número de aldeias se houver candidaturas suficientes”, frisou João Paulo Catarino, em Pampilhosa da Serra, no interior do distrito de Coimbra.