
O setor imobiliário na China começou a dar os primeiros sinais de recuperação após o final do ano em que o colapso do investimento e a transação de casas particulares causaram um cenário convulsivo no mercado asiático. Ainda assim, o investimento dos promotores contraiu 5,7% nos primeiros meses do ano. Esse dado, embora negativo, é bem melhor do que os 12% que caíram em dezembro e a queda média de 10% acumulada ao longo de 2022, segundo o El Economista.
No que diz respeito às vendas, a realidade é que também continuaram em queda, embora os números sejam mais moderados do que nos meses anteriores. Especificamente, as vendas totais de residências por área caíram apenas 3,6% em relação ao ano anterior. Porém, em todo o ano de 2022 a queda foi de 24%. Estes números mostram uma leve recuperação no setor imobiliário graças às novas políticas económicas do governo chinês e ao relaxamento das medidas anti-covid.
O porta-voz da Oficina Nacional de Estatística (ONE), Fu Linghui, garantiu num briefing em que apresentou estes números que o mercado imobiliário asiático “ainda se encontra numa fase de ajustamento”. Fu prevê que o mercado imobiliário do país deva "acalmar" à medida que a economia e as expectativas do mercado melhoram.
Assim, nos primeiros dois meses do ano, o investimento total na promoção imobiliária ascendeu a 182.978,41 milhões de euros. Os projetos de habitação residencial totalizaram 133 milhões de euros, ou seja, menos 4,6% do que no ano anterior, segundo dados oficiais do ONE.
Recorde-se que um dos maiores grupos imobiliários da China anunciou no início de 2023 ter falhado os prazos de pagamento das suas dívidas. Apesar de tudo, o presidente da empresa, Xu Jiayin, prometeu pagar os credores da empresa e entregar os projetos planeados ainda este ano. Numa carta dirigida aos colaboradores da Evergrande, a que o jornal 'South China Morning Post' teve acesso, o empresário assegurou que 2023 "é um ano crucial" para o Grupo Evergrande cumprir o seu dever enquanto empresa.
“Acredito que podemos cumprir a nossa missão de entregar (projetos), liquidar diversas dívidas, eliminar riscos e iniciar um novo capítulo de sobrevivência desde que todos trabalhemos juntos e nunca desistamos de retomar as nossas construções, vendas e operações”, disse.
Para poder comentar deves entrar na tua conta