Notícia do dia 19 de agosto de 2024

Casas de luxo à venda em Portugal

Casas de luxo à venda: 8 em cada 10 situam-se em Lisboa, Faro e Porto

Viver numa casa de luxo, com jardim, piscina e áreas generosas é o sonho de muitos, embora não seja para qualquer carteira. A boa notícia é que quase todos os distritos de Portugal continental e ilhas possuem, pelo menos, uma casa de luxo à venda no início de agosto, ou seja, que custa mais de 1 milhão de euros. Mas a distribuição destas luxuosas casas pelo país não é homogénea, visto que os distritos de Lisboa, Faro e Porto concentram 81% de todas as casas disponíveis acima desse valor, revela análise do idealista.
campos de férias

Campos de férias: como garantem a segurança das crianças?

Quem tem crianças sabe que elas são o melhor do mundo. Enchem a casa com a sua alegria. No entanto, se ficam muito tempo em casa, deixam a casa vazia.  Como são irrequietas e têm “bichos carpinteiros”, as crianças tendem a partir coisas que estimamos… Na verdade, não o fazem por mal.
colocar mosquiteiro para janelas

Mosquiteiro para janelas: tipos e como nos protegem

O mosquiteiro para janelas assegura a proteção do lar. Se não queres ter mosquitos a incomodar as pessoas que habitam a tua casa, então, protege-as com esta solução eficiente.  Há mosquiteiros de diferentes tamanhos, com tipologias distintas.
decorar casa de praia

Casa de praia: dicas para uma decoração leve e criativa

Uma casa de praia tem características distintas, quando comparada com uma casa comum. No entanto, não deixa de ser um espaço que se pretende chamar de “lar”.  Como o propósito de ter esta habitação é distinto, há que ter em conta essas diferenças no momento de fazer a respetiva decoração.
Investimento imobiliário na Europa

Imobiliário na Europa recupera: preço vai subir e rentabilidade descer

O mercado imobiliário europeu atravessou um período de instabilidade devido à subida dos juros entre o final de 2022 e o início de 2024. Observou-se uma queda expressiva nos investimentos (-60%) e uma forte correção nos preços dos imóveis, tendo descido 18% entre o pico de 2022 e o final de 2023. Mas tudo indica este período turbulento está a acabar. A mais recente análise do BNP Paribas REIM revela que estamos a assistir a uma inversão desta tendência, muito graças ao primeiro corte dos juros do Banco Central Europeu (BCE) avançado em junho. Estas são as previsões para o imobiliário europeu daqui em diante.
dormir com ar condicionado

Dormir com ar condicionado faz mal à saúde?

Na procura constante por conforto durante as noites de verão, muitos de nós recorremos ao ar condicionado como aliado para combater as altas temperaturas. No entanto, o seu uso noturno gera um debate sobre possíveis efeitos na saúde.
Salários em Portugal

Salários em Portugal: remuneração bruta total mensal média aumenta

A remuneração bruta total mensal média por trabalhador (por posto de trabalho) aumentou 6,4%, para 1.640 euros, no trimestre terminado em junho de 2024 (correspondente ao segundo trimestre do ano), em relação ao mesmo período de 2023, revelou esta terça-feira (13 de agosto de 2024) o Instituto Nacional de Estatística (INE), adiantando que a componente regular e a componente base daquela remuneração aumentaram 6,6% e 6,4%, situando-se em 1.295 euros e 1.214 euros, respetivamente. Em termos reais, a remuneração também acelerou, neste caso 3,6%.
hotelaria

Hotelaria é o setor mais procurado para investimento

A hotelaria continua a dar impulso ao mercado imobiliário português. No primeiro semestre de 2024, manteve-se como o setor mais procurado para investimento, representando 40% do capital alocado a imobiliário comercial, cerca de 270 milhões de euros, revela a Worx.
Alojamento Local

Queixas para fechar AL em prédios residenciais têm de ter fundamento

Os condomínios vão precisar de fundamentar a prática reiterada de atos que perturbem o prédio para encerramento de estabelecimentos de Alojamento Local (AL) nos edifícios de habitação, decisão que passa para as câmaras municipais, segundo um decreto-lei do Governo. O Conselho de Ministros aprovou,
Provedor de Alojamento Local

Setor defende criação de provedor de AL para conflitos nos condomínios

A obrigação dos condomínios fundamentarem o pedido de encerramento de alojamento local (AL) em prédios de habitação vai reacender conflitos entre proprietários, mas associações olham para a criação de um provedor da atividade como possível solução do problema. “Isto não é mais do que reacender a fo
Christine Lagarde

Economistas prevêem até seis cortes nas taxas do BCE antes de 2026

As previsões de cortes nas taxas de juro na zona euro aceleraram nas últimas semanas. De acordo com o último inquérito aos economistas publicado pela Bloomberg, o Banco Central Europeu (BCE) poderá anunciar até seis novos cortes nas taxas de juro até ao final de 2025, dado o enfraquecimento económico e um processo desinflacionista que continua. A previsão é que reduza o preço do dinheiro em 25 pontos base uma vez por trimestre, o que colocaria a taxa de juro em 2,75% no final do próximo ano. Até agora, a teoria era que atingiria esse nível em meados de 2026.
negócios imobiliários

Fundo EQT compra portal imobiliário PropertyGuru por 1.000 milhões

O fundo EQT [acionista do idealista], através da EQT Private Capital Asia, chegou a acordo para adquirir o portal imobiliário PropertyGuru Group, com sede em Singapura, por 1.100 milhões de dólares (1.000 milhões de euros) em dinheiro, que deixará de ser cotado em Wall Street no fim da transação, conforme divulgado pelas empresas. O fundo pagará 6,70 dólares em dinheiro por cada ação emitida e em circulação da PropertyGuru, o que representa um prémio de 52% sobre o preço do fim das ações da imobiliária no dia 21 de maio de 2024.
investimento imobiliário

Escritórios e logística continuam a dinamizar imobiliário português

O crescimento da procura de espaços de escritórios e de logística pelas empresas foi o principal motor do mercado imobiliário na primeira metade do ano, segundo conclui o mais recente estudo da JLL, o Market Dynamics. A atividade de investimento em imobiliário comercial registou, porém, uma quebra de 18% face a igual período do ano passado, tendo sido transacionados 675 milhões entre janeiro e junho.