Ator anunciou ambicioso projeto na ilha caribenha de Barbuda, conhecida por ser um dos destinos favoritos da falecida Lady Di.
Comentários: 0
Robert De Niro e a ilha de Barbuda
Robert De Niro e a ilha de Barbuda Getty images

O famoso ator norte-americano Robert De Niro anunciou um ambicioso projeto empresarial na ilha caribenha de Barbuda, também conhecida por ser um dos destinos favoritos da falecida Lady Di.

O vencedor de dois Óscares vai investir, através da sua empresa hoteleira Nobu, fundada pelo chef japonês Nobu Matsuhisa, pelo produtor Meir Teper e pelo próprio ator norte-americano, 250 milhões de dólares (212 milhões de euros) na construção do The Beach Club Barbuda, um complexo turístico de luxo situado numa praia de areia branca e águas cristalinas que tem o nome da Princesa de Gales, uma vez que era um dos seus locais preferidos para relaxar durante os anos 90.

O novo resort, cuja inauguração está prevista para o final de 2026, será construído num terreno de 161 hectares, onde antigamente se localizava o K Club, hotel onde costumava hospedar-se a princesa.

O futuro complexo contará com 17 villas de luxo com cerca de 500 metros quadrados (m2) de área, todas com acesso direto ao mar, piscinas privadas, jardins próprios, duches ao ar livre e equipamentos de luxo como salas de cinema e adegas exclusivas. Além disso, incluirá o hotel boutique Nobu Beach Inn e uma oferta gastronómica a cargo da Nobu Hospitality. 

Segundo a revista francesa Paris Match, já foram colocadas no mercado mais de 20 residências de luxo e 30 lotes, com o objetivo de atrair investidores internacionais.

A relação de De Niro com Barbuda remonta a há mais de 30 anos, quando visitou a ilha pela primeira vez. Atualmente possui uma grande moradia com campo de ténis e piscina privada. No entanto, nesse mesmo terreno, tinha uma cabana modesta que foi destruída por um furacão em 2017.

Projeto com apoios e críticas

O futuro projeto conta com o apoio das autoridades das ilhas. No entanto, nem todos celebram esta iniciativa. Organizações locais e grupos ambientalistas manifestaram a sua preocupação com o impacto ambiental e social da urbanização intensiva, sobretudo numa ilha com recursos naturais limitados.

Face a estas críticas, De Niro e os seus sócios garantiram que as propriedades terão apenas um andar e estarão integradas na vegetação da zona. Além disso, sublinharam o seu compromisso com a sustentabilidade e insistiram na geração de benefícios diretos para a comunidade local, tanto pela criação de postos de trabalho como pelas receitas derivadas do investimento.

De qualquer forma, a abertura do The Beach Club Barbuda reacendeu o debate sobre as oportunidades e os dilemas do desenvolvimento turístico em ambientes naturais de elevado valor ecológico, bem como as implicações da chegada de grandes volumes de capital a ilhas pequenas e comunidades tradicionais.

Entretanto, a aposta de Robert De Niro coloca Barbuda no mapa dos grandes destinos de luxo internacionais, a par de outros locais exclusivos das Caraíbas.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta