
As crianças são o melhor do mundo. São a alegria de qualquer casa, não é verdade? Uma casa sem crianças fica sem animação. Qualquer pai e mãe que tem o seu filho ou a sua filha fora (numa visita de estudo, num passeio com os avós ou numa festa de aniversário), facilmente constata que a casa parece perder cor e vida.
No entanto, ter bebés e crianças em casa é uma grande responsabilidade, pois devido às suas traquinices e à sua curiosidade, há riscos iminentes. Logo, há perigos a evitar. Com a sua curiosidade ilimitada, os mais novos gostam de explorar cada divisão como quem vive uma grande aventura.
A proteção dos filhos deve ser uma das maiores preocupações dos pais. Para se conseguir promover a segurança infantil, há que agir nesse sentido. Além de se poder instalar determinados acessórios para tornar a casa segura para os miúdos, é necessário os pais adotarem algumas medidas preventivas para conseguirem evitar certos acidentes com crianças em casa.
Reunimos um conjunto de sugestões que permitem tornar a casa segura nas férias de verão das crianças. Se queres proteger os teus filhos, tem estas dicas em consideração.
Dicas para tornar a casa segura para crianças
Há vários cuidados que se podem ter e que ajudam a prevenir diferentes tipos de acidentes com os mais novos. Aprende o que deves fazer para minimizar imprevistos com os miúdos.
Tem atenção às janelas, varandas e terraços
As crianças sentem-se atraídas por janelas. Se surgir a oportunidade, elas vão trepar e espreitar, pois sentem o seu espírito aventureiro a explorar o mundo. No entanto, a sua curiosidade é extremamente perigosa, se a janela estiver aberta.
Para evitares problemas, deves afastar camas, mesas e outros móveis das janelas e assegurares que manténs as janelas fechadas. Além disso, os teus cuidados devem ser estendidos às varandas e aos terraços.
Coloca sempre cancelas nas escadas
Colocar cancelas no topo ou na base das escadas permite evitar muitos acidentes. Também podes utilizá-las na porta do quarto de uma criança mais velha pois, deste modo, conseguirás evitar que surjam as perigosas viagens de exploração noturna.
Fixares os móveis à parede
Móveis a cair sobre crianças é um dos infelizes incidentes que deixa marcas. Para evitares ter esse problema, fixa os móveis à parede, seja uma cómoda, móvel de TV ou outro.

Deixares os tapetes bem presos ao chão
Se queres tornar a casa segura para os teus filhos, prende os tapetes ao chão. É bastante provável estes elementos estarem na origem de um tropeção. Quanto mais pequenos são os tapetes, maior o risco de eles originarem quedas.
Esconderes os objetos pequeninos
Meter coisas na boca faz parte do comportamento das crianças. É uma forma de elas explorarem o mundo. Elas fazem-no com qualquer objeto que tenham nas mãos. Desta forma, deves evitar que elas tenham acesso a objetos pequenos.
Há uma dica para ter como medida. Se um objeto couber no rolo de papel higiénico, isso significa que se trata algo perigoso para a criança, pois ela pode colocar na boca. Logo, esconde esse objeto.
Guardares os sacos de plástico
Os sacos de plástico ou semelhantes (que podem surgir com os presentes, com saquinhos de guardar peças de lego,...) nunca devem ficar ao alcance das crianças. Por isso, brincar com algo do género nunca deve ser permitido. Não facilites.
Afastares os produtos de limpeza
Não facilites. Guarda estes produtos fora do alcance, pois são muitíssimo perigosos. Os produtos de limpeza podem conter lixívia ou outro desinfetante que pode revelar-se mortal para quem o ingerir.
Bloquear as portas dos armários “perigosos”
É fundamental bloquear portas que deem acesso a produtos perigosos. Há armários que escondem embalagens de produtos de limpeza que se estiverem acessíveis podem gerar consequências graves.
Bloqueie estes armários para evitar que esses produtos sejam ingeridos ou entrem em contacto com os olhos ou as mãos dos mais pequenos.

Colocares travões de portas e de gavetas
Apesar de ser frequente abrirem e fecharem portas e gavetas, as crianças não compreendem bem o seu funcionamento. Por isso, é bastante comum ficarem com os seus dedinhos entalados.
Desta forma, para evitares este tipo de acidentes, deves colocar travões de portas e de gavetas.
Evitar os ímanes no frigorífico
Apesar de haver muitos adeptos da colocação de ímanes neste eletrodoméstico, para apresentar locais por onde se passeou, este hábito pode ser perigoso. Uma criança que consiga tirar um íman do frigorífico ou que o apanhe se este cair ao chão irá colocar o objeto na boca, podendo causar asfixia.
Ter cuidados após cozinhar
As frigideiras, tachos e panelas são essenciais para apresentar uns petiscos à família, mas devem ser usadas com cuidados redobrados, quando há crianças em casa. Deves fazer por ter as pegas viradas para a parede e num espaço inacessível. Um descuido pode fazer com que a criança seja atingida por água ou óleo a ferver.
Colocar trancas para o forno e tampas para o fogão
Este tipo de proteção permite impedir que os pequenos traquinas se queimem, quando os aparelhos se encontram ligados e impede também que eles ganhem o hábito de lhes mexer, mesmo quando estão desligados.
Bloquear o forno e fogão
Deves aproveitar para bloquear o teu forno e placa, se estes apresentam esta funcionalidade. Sempre que não estiveres junto do fogão, deves ativar os bloqueadores.
Manter os objetos cortantes fora do alcance
Quando querem, as crianças chegam a todo o lado, parecendo ser atraídas pela asneira. Por isso, deves afastar todos os objetos cortantes das bordas das bancadas. Após fazeres uso desses utensílios, deves mantê-los bem fechados, em armários e gavetas.
Proteger as tomadas
Qualquer criança ou bebé sente uma atração irresistível pelos buraquinhos das tomadas. Os seus dedos têm sempre que explorar esses orifícios. Por isso, se pretendes ter uma casa segura para os petizes, deves recorrer a protetores para evitares um acidente comum.
Há ainda outra dica relacionada com a eletricidade: evita deixares os fios elétricos expostos. Podes recorrer a calhas ou a outro método para juntar e esconder os fios, não os deixando à vista da pequenada. Assim, irás tornar a casa segura para crianças.
Colocar protetores de cantos nas esquinas dos móveis
Qualquer criança irá fazer questão de explorar o mundo. Logo, irá cair e bater com a cabeça. Acontecerá sempre, seja em mesas ou outros móveis, porque ainda não tem um domínio do seu corpo, nem do espaço que a circunda.
Desta forma, para protegeres a criança, somente tens de evitar que a esquina seja demasiado agreste ou que o canto de um móvel se apresente muito afiado.
Tem atenção às cortinas
Os fios das cortinas são perigosos. Numa brincadeira, a criança pode colocar esse elemento no pescoço. Ora, com os seus movimentos rápidos e imprevisíveis, podem enrolar os fios, correndo o risco de sufocar. Por isso, as cortinas feitas com pequenos cordões devem ser evitadas.
Tem cuidados acrescidos com toalhas e panos
Todas as crianças têm a tentação de puxar qualquer toalha ou pano colocado em cima da mesa e/ou bancada, o que é perigoso, porque arrastará tudo o que se encontrar sobre estes itens para cima da sua cabeça.

Fazer a instalação de fechos de segurança no tampo da sanita
Esta medida permitirá impedir que haja afogamentos, pois, mesmo em pequenos volumes de água, pode acontecer uma tragédia. Além disso, nas suas brincadeiras, até podem colocar lá o teu telemóvel, que assim também ficará a salvo.
Colocar reguladores de temperatura para a água
A pequenada adora abrir as torneiras. Colocar as mãos por baixo da água revela-se um divertimento sem fim para as crianças.
Ora, com este aparelho, irás conseguir proteger os teus filhos, porque impedirás que elas se queimem. O mesmo pode ser feito na casa de banho e na cozinha, mesmo que o acesso à banca seja mais difícil.
Pôr antiderrapantes nos tapetes da banheira ou polibã
Um bebé ou criança ensaboado tende a cair no banho, pois o piso está escorregadio. Os antiderrapantes podem evitar dores de cabeça, literalmente.
Verificar as plantas lá de casa
Muitas plantas que se costuma ter por casa podem parecer inofensivas. No entanto, há muitas que são verdadeiramente tóxicas para crianças.
Como as crianças gostam de colocar tudo à boca para saciar a sua curiosidade, cada folhinha pode parecer-lhe apetitosa… Para prevenir acidentes, antes de usar uma planta, informe-se sempre sobre as suas características.
Colocar as chaves em pontos inacessíveis
As crianças sentem-se atraídas pelas chaves. Mais tarde ou mais cedo, elas irão tentar usar as chaves. Por isso, guardar as mesmas e colocá-las em pontos inacessíveis revela-se uma medida de segurança sensata.
Ter um cuidado especial com as pilhas
Se queres tornar a casa segura para crianças deves ter muito cuidado com as pilhas, que estão presentes em muitos brinquedos, comandos, entre outros objetos e que representam um autêntico perigo escondido.
Se uma criança ingerir uma pilha pode ter diversos problemas que nem sequer convém imaginar. Por isso, faz por selar este tipo de equipamentos e deixar a caixa das pilhas fora do alcance das crianças.
Estas dicas são importantes para se ter em casa um ambiente seguro. No entanto, nenhuma destas sugestões deve substituir algo verdadeiramente fundamental: todos os pais devem fazer uma boa vigilância dos seus “petizes”, pois, mesmo em ambientes seguros, podem acontecer acidentes.
Frequentemente, estes acidentes até podem ser evitados quando os pais conseguem antecipá-los. Aí, poderão intervir, alertando a criança ou agindo para impedir o desenlace previsto.
Recomenda-se ainda que faças um curso de primeiros socorros. Trata-se de um investimento que se torna numa importante mais-valia para toda a vida. Em casos extremos, o conhecimento obtido pode revelar-se decisivo e fazer a diferença entre a vida e a morte. Essa capacidade de intervir pode ser usada para salvar alguém, seja o seu filho ou um desconhecido.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta