Portugal tem diversas medidas às quais os residentes podem recorrer. Existem diversos subsídios e apoios às famílias que se revelam extremamente valiosos.
Muitos portugueses já estão familiarizados com o conceito de IVA. No entanto, há ainda muita gente que desconhece como se processa o reembolso de IVA. Este processo não tem que ser um “bicho de sete cabeças”.
Os portugueses estão sempre à procura de boas soluções para investir as suas poupanças. Uma das melhores opções para fazer render o seu “pé de meia” consiste em investir em certificados de aforro.
Trata-se de uma alternativa segura que representa um valor alto de rendimento.
O entupimento de esgotos domésticos é um problema comum que pode gerar grandes transtornos, mas existem diversas soluções para resolvê-lo de forma eficiente - desde métodos caseiros, até técnicas profissionais com equipamentos especializados. Apesar de ser um entupimento em casa ser frustrante, há formas de resolver o problema rapidamente.
Vender casa é uma grande decisão. É uma oportunidade para ganhares dinheiro e poderes ter uma reserva financeira ou até para poderes comprar a casa que tanto desejas. Por outro lado, é um momento de dizer adeus a um lugar cheio de memórias e de passar para uma nova etapa da tua vida. É um momento tão importante, que se não for bem gerido pode trazer várias preocupações na tua vida. Para que possas optar pelo regime que melhor te convém, deixamos-te aqui alguns conselhos.
Encontra-se em fase de construção um novo projeto residencial que irá levar até Matosinhos mais de 100 apartamentos distribuídos por um edifício de sete pisos. Com tipologias entre T0 e T2, áreas privativas entre 33.06 e 48.65 metros quadrados (m2) e preços desde os 168.714 euros, o Caulino Residences deverá ficar totalmente concluído em agosto de 2025.
As datas comemorativas de outubro prometem ser uma oportunidade única para olhares para dentro e perceber alguns dos temas que mais impactam o nosso quotidiano.
Mas também há espaço para a diversão, com a celebração do Halloween agendada para o final do mês e que promete fazer as delícias dos mais
Os jovens até aos 35 anos têm um novo estímulo para comprar casa em Portugal: a isenção do IMT e do Imposto de Selo. Esta medida do Governo da AD entrou em vigor a 1 de agosto e já está a gerar uma nova dinâmica no mercado residencial. Afinal, a isenção destes impostos na compra de casa resulta na poupança de milhares de euros para estas jovens famílias. E a verdade é que a dimensão da poupança depende do preço da casa, podendo chegar a mais de 14 mil euros. Neste artigo preparado pelo idealista/news, revelamos quanto é que os jovens podem economizar com a isenção do IMT e Imposto de Selo ao comprar casa em Portugal, com recurso a simulações.
Em 2022, a diferença salarial entre géneros em Portugal agravou-se pela primeira vez em dez anos. Os números mais recentes mostram, de resto, que as mulheres, mesmo sendo mais qualificadas, ganham em média menos 239 euros por mês (16%) que os homens.
É caso para dizer que Lisboa estará de portas abertas ao piano durante três dias. Falamos da primeira edição do festival Piano City, que se realiza na capital de 27 a 29 de setembro de 2024. São 32 concertos ao ar livre que terão o piano como protagonista. Realizam-se no jardim da Biblioteca Palácio Galveias, no jardim dos Coruchéus e no jardim do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, dentro do qual se encontra o Jardim Bordallo Pinheiro. A entrada é gratuita e o idealista é o patrocinador oficial.
Lisboa, a capital de portuguesa, não é apenas um dos principais centros culturais e económicos da Europa, mas também um mercado imobiliário muito procurado. Viver em Lisboa significa estar imerso numa cidade que mistura tradição e modernidade, onde cada bairro tem a sua própria identidade.
A Fundação da Casa de Mateus, situada em Vila Real, é uma instituição de grande relevância cultural e histórica. Fundada oficialmente em 1970, a fundação está instalada no Palácio de Mateus, conhecido mundialmente pela sua arquitetura e jardins deslumbrantes.
O grupo Pestana acaba de lançar um novo projeto imobiliário na costa alentejana. O Pestana Porto Covo Beach Residences, localizado a escassos metros da Praia Grande, terá 238 apartamentos, com piscinas privativas.
A Ordem dos Arquitetos (AO) acusou as entidades públicas de estimularem a concorrência desleal e o 'dumping', ao contratarem serviços de arquitetura abaixo do preço base estipulado nos concursos públicos.
A presidente do Banco Central Europeu (BCE) defendeu que é necessária "flexibilidade" numa altura de incerteza, bem como preparação para usar as ferramentas disponíveis. “A minha principal mensagem é que temos que estar preparados para mudanças e preparados para utilizar a flexibilidade das nossas ferramentas conforme necessário”, disse Christine Lagarde, na Palestra Anual Michel Camdessus, organizada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
A região de Lisboa tem atraído cada vez mais famílias para viver, visitar e investir. E esta elevada procura tem-se refletido nos preços das casas, uma vez que a oferta de habitação não tem acompanhado a sua evolução. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que comprar casa na Grande Lisboa está 70% mais caro do que a nível nacional, com o preço médio a fixar-se nos 360.557 euros no segundo trimestre deste ano.
As taxas de juro nos créditos habitação existentes em Portugal continuam a descer mês após mês, fixando-se em 4,417% em agosto, segundo revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE) na semana passada. Mas estes recuos dos juros não se têm refletido muito nas prestações da casa.
Quando uma casa arrendada é vendida, o novo proprietário fica responsável por devolver o valor da caução no final do contrato de arrendamento. Mas quem é que tem direito a deduzir a caução no IRS?
John Mack, ex-CEO da Morgan Stanley, comprou uma mansão de luxo num empreendimento conhecido como Oil Nut Bay, nas Ilhas Virgens Britânicas. A verdade é que a família passou quase tanto tempo a reformar a casa, quanto a viver lá, e decidiu desfazer-se do imóvel por 29,5 milhões de dólares, cerca de 26,4 milhões de euros, à taxa de câmbio atual.
Foram muitos bancos em Portugal que decidiram vender créditos malparados na última década, mobilizando mais de 10 mil milhões de euros. Mas fizeram-no sem qualquer enquadramento legal específico, levando a que muitos créditos da casa em incumprimento tenham sido vendidos a fundos de investimento, sem que os titulares tenham sido informados. Para evitar este tipo de situações e proteger as famílias, o Governo está a agilizar a transposição da diretiva europeia para a legislação portuguesa que vem regular este tipo de venda de créditos problemáticos.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever