Notícia do dia 14 de janeiro de 2026

Novo hotel de luxo na República Dominicana: um paraíso nas Caraíbas

Todas as quartas-feiras, o idealista/news apresenta hotéis com encanto que merecem ser descobertos. Hoje viajamos até ao clima tropical das Caraíbas para conhecer o Eurostars Grand Cayacoa, o primeiro cinco estrelas da cadeia Eurostars na República Dominicana – um refúgio caribenho que acaba de renascer após uma remodelação completa.
Loriga

Três vilas portuguesas distinguidas como as melhores do mundo

Portugal voltou a brilhar no mapa mundial do turismo rural. Três vilas portuguesas – Loriga, Mértola e Vila Nogueira de Azeitão – foram distinguidas como “Best Tourism Villages” pela Organização das Nações Unidas para o Turismo (UN Tourism). Esta distinção representa orgulho e prestígio mas, também, reconhece localidades que conseguem equilibrar autenticidade cultural, preservação histórica e desenvolvimento sustentável, transformando-se em exemplos globais de turismo responsável.
iPark

Sócia da Sonae MC adquire empresa de parques de estacionamento

A CVC Capital Partners, que detém 25% da Sonae MC, anunciou a aquisição da iPark, uma das maiores plataformas de infraestruturas de estacionamento da Península Ibérica. Fundada em 2013 em Vitoria-Gasteiz, a empresa conta atualmente com mais de 30 mil lugares distribuídos por mais de 80 parques, localizados em centros urbanos, aeroportos, hospitais e estações de transporte em Portugal e Espanha.
Negócios

Crédito Agrícola e Sonae Sierra lançam fundo imobiliário aberto pan-europeu

Acaba de ser lançado um novo fundo de investimento imobiliário aberto pan-europeu, o CA Mais Capital. Enquadrado no âmbito de uma ‘joint venture’ entre o Crédito Agrícola e a Sierra IG, SGOIC, S.A., sociedade gestora de organismos de investimento coletivo que integra a Sonae Sierra, este fundo chega com o objetivo de reforçar a oferta de soluções disponíveis no mercado português e desenvolver soluções de investimento robustas, acessíveis e ajustadas a perfis de risco conservadores.

Pacote fiscal da habitação é boa notícia? O que ganha o imobiliário

Aumentar a oferta de casas no mercado para a classe média é a solução apontada pelo Governo e pelos vários players do setor imobiliário para dar resposta à crise na habitação que se vive em Portugal, ou de acesso à habitação, como a ela se referem muitos especialistas. O Executivo, atento ao problema, viu ser aprovado no Parlamento, na generalidade, um pacote fiscal com medidas que prometem mudar o panorama residencial, como a descida do IVA para 6% na construção. Que impacto terão, afinal, as propostas anunciadas para o setor imobiliário? Damos resposta a esta e outras perguntas com a ajuda de especialistas.
entrecampos

Escritórios modernos em Lisboa: projeto EntreCampos procura inquilinos

É numa zona privilegiada da cidade de Lisboa, nos terrenos da antiga Feira Popular, que está a nascer o projeto EntreCampos, um conjunto de sete edifícios de escritórios de última geração e três edifícios residenciais, interligados por um conjunto de ‘High Street Curated Retail’ com restauração e espaços de lazer ao ar livre, integrados em 17.000 metros quadrados (m2) de espaços públicos.
Giorgia Meloni

Itália prepara Plano Habitação com 100 mil casas a preços controlados

Um plano de habitação com 100 mil casas a preços controlados e uma nova intervenção no custo da energia. Estas são as duas primeiras medidas económicas anunciadas pela presidente do governo italiano, Giorgia Meloni, para 2026, ano em que pretende acelerar o crescimento, incluindo a disponibilidade para assinar “um novo pacto” com os parceiros sociais que não tenham “preconceitos” em trabalhar com o executivo.
Construção

Construtora Lucios entra em insolvência com 51 milhões em dívidas

A construtora Lúcio da Silva Azevedo & Filhos, conhecida no mercado como Lucios, encerrou atividade após acumular dívidas de 51,3 milhões de euros a 1.223 credores, deixando 68 trabalhadores desempregados. A empresa, com sede em Vila do Conde, destacou-se em obras como a reabilitação do Pavilhão Rosa Mota – Super Bock Arena e do Mercado do Bolhão, mas não resistiu às dificuldades financeiras agravadas pela pandemia e pelo aumento das taxas de juro.