Chegou um novo ano e nada melhor do que começá-lo com uma casa nova pronta a estrear. E sabes o que é ainda melhor do que isso? Que o teu novo lar já tenha a cozinha totalmente equipada, de modo a que te possas mudar rapidamente e com todas as comodidades que precisas.
Parece-te bem? Então vem connosco conhecer as casas de nova construção com cozinha equipada desde, apenas, 120 mil euros.
Cozinha equipada: o que está incluído?
Quando lês num anúncio que a casa tem a cozinha equipada, verificarás pelas fotos (e posteriormente na visita) que essa divisão do lar possui praticamente todos os eletrodomésticos e móveis necessários à rotina dos futuros proprietários.
Eletrodomésticos
Normalmente, uma cozinha equipada tem os seguintes eletrodomésticos:
- Frigorífico;
- Placa de fogão (indução, vitrocerâmica, elétrica ou a gás);
- Exaustor;
- Forno;
- Microondas;
- Máquina da loiça (nem sempre);
- Máquina da roupa (só em alguns contextos).
Armários
- Bancada;
- Móveis superiores e inferiores;
- Gavetas, gavetões e prateleiras;
- Lava-loiça com torneira.
Vantagens de comprar casa com cozinha equipada
São vários os benefícios de adquirir um imóvel novo já com cozinha equipada, mas vamos focar-nos nos principais.
- Possibilidade de mudança imediata: o facto de já teres todos (ou quase todos) os eletrodomésticos que precisas possibilita-te uma mudança rápida para a casa nova, sem teres de andar à procura desses aparelhos para comprar e esperar pela entrega que, por vezes, é demorada;
- Poupança financeira: todos sabemos que os eletrodomésticos e outros equipamentos de cozinha não são propriamente baratos, basta ver os preços dos frigoríficos, por exemplo. Neste caso, como a habitação já tem o que precisas, basta fazeres uma soma rápida do dinheiro que irás poupar ao não precisar de comprar esses bens de valor elevado;
- Poupança de tempo: outra vantagem associada ao facto de já teres os equipamentos necessários na tua cozinha é o tempo que poupas a andar em lojas a procurar o que mais se adequa ao teu tipo de cozinha e ao teu orçamento, podendo utilizares esse tempo para o aproveitar de uma forma mais divertida para ti e para a tua família;
- Eficiência energética garantida: por norma, os eletrodomésticos incluídos numa casa com cozinha equipada respeitam as mais recentes exigências em termos de sustentabilidade, tendo uma eficiência energética elevada, o que também te trará vantagens monetárias, uma vez que pouparás bastante na conta da eletricidade.
Soluções extra de arrumação inteligente
A arrumação é uma das prioridades nas casas com cozinha equipada. Por isso, vamos agora ver algumas soluções inteligentes.
Para cozinhas em “L” ou em “U”
Neste tipo de cozinhas há que saber tirar proveito de todos os cantos. Por exemplo, nos lados interiores, ou seja, que não ficam visíveis para as restantes pessoas e apenas para quem está “dentro” daquele espaço em “L” ou “U”, é costume haver portas, gavetas ou estantes para colocar utensílios de cozinha.
Os cantos são igualmente aproveitados com os chamados “cantos mágicos”, que são sistemas extraíveis, normalmente com duas ou mais bases onde se costuma colocar os frascos de especiarias, o azeite, o vinagre, ou produtos de limpeza.
Para cozinhas com ilha
Mesmo que na ilha da cozinha tenha a placa de fogão ou o lava-loiça, a sua parte inferior e interna é normalmente utilizada para arrumação, com gavetões com capacidade para guardar pratos, tachos, ou simplesmente toalhas de mesa e outras utilidades.
Algumas ilhas possuem também garrafeira de lado, o que é uma excelente opção para guardar as garrafas de vinho de forma segura e prática, oferecendo também um toque de ‘glamour’ decorativo à tua cozinha.
Para cozinhas amplas
As despensas, que foram muito comuns nas cozinhas portuguesas há umas décadas atrás, começaram a perder espaço com o passar do tempo. Hoje em dia, a chamada despensa está integrada nos próprios armários de cozinha, deixando de ter um espaço próprio à parte.
Embora nem todas as cozinhas tenham área suficiente para possuir todos os equipamentos necessários e ainda um espaço dedicado para a arrumação de mercearias, a verdade é que naquelas cujas dimensões primam pela generosidade, é normal encontrarmos uma ou duas portas exclusivas à arrumação destes produtos de alimentação, mas também de limpeza.
Como uma cozinha equipada é fator de valorização
Ainda que, muitas vezes, uma casa com cozinha equipada tenha um valor de compra superior comparativamente a uma sem cozinha equipada, na verdade isso vai compensar-te em muitos fatores, como na praticidade e rapidez na mudança, na poupança de tempo e, talvez, de dinheiro na compra de eletrodomésticos, mas, sobretudo, numa futura venda ou arrendamento do imóvel.
Tal como é um fator de valorização para ti no momento da compra, será igualmente um fator importante para atrair compradores quando e se, no futuro, quiseres vender a residência ou colocá-la no mercado de arrendamento, que é ainda mais determinante, pois muitas pessoas que arrendam casa preferem ter já todos os equipamentos essenciais à disposição.
Descobre a tua futura casa nova com cozinha equipada
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta