Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

25 março 2014

Portugal, um País de edifícios abandonados

Foram, em tempos, edifícios bonitos, elegantes e majestosos. Mas chegaram aos nossos tempos abandonados, sem uso, esquecidos. Estão, alguns, em ruína e completamente degradados. Em causa estão, por exemplo, hotéis, palácios e outros monumentos com história localizados de norte a sul do País, bem como na Madeira e nos Açores.
Notícia sobre:

As vantagens de comprar casas de bancos

Os bancos foram acumulando muitas casas nos seus balanços. Para de “desfazerem” desses imóveis, criaram condições mais vantajosas face às concedidas nos empréstimos tradicionais para a compra de casa. Desde logo está a possibilidade de financiarem até 100% do valor da compra do imóvel. Já os spreads variam entre os 2% e os 3%, quando nos créditos relativos a casas que não estão na posse dos bancos aproximam-se dos 5%.

Notícia sobre:

Proprietários têm menos encargos com a casa que inquilinos

Os portugueses que compraram casa têm menos encargos financeiros que os que optaram por arrendar, por já terem amortizado parte das suas dívidas. A garantia foi dada por Isabel Guerra, professora do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), que se apoiou em dados do Eurostat de 2011.

Notícia sobre:

Emigrantes portugueses enviaram três mil milhões de euros “para casa”

Nunca os emigrantes portugueses tinham enviado tanto dinheiro para Portugal como no ano passado. Segundo dados do Banco de Portugal (BdP), em 2013, as remessas ultrapassaram pela primeira vez os três mil milhões de euros, mais 9,6% que em 2012.

Notícia sobre:

Arquiteto japonês Shigeru Ban vence Pritzker 2014

O arquiteto japonês Shigeru Ban venceu o Prémio Pritzker 2014, considerado o Nobel da arquitetura, pelos projetos “elegantes e inovadores para clientes privados” e também por “usar o mesmo desenho inventivo e habilidoso nos seus amplos esforços humanitários”.

Notícia sobre:

Consultas a dados do Fisco sobre bens de devedores aumentam 40%

Desde 2009 que o Fisco permite que advogados e solicitadores consultem informações de milhares de contribuintes devedores para penhorar bens. Só no ano passado, mais de 300 mil contribuintes viram alguns dos dados protegidos pelo sigilo fiscal serem consultados sem autorização judicial.

Notícia sobre:

Setor da construção cai 4,5% este ano, três vezes menos que em 2013

O setor da construção vai voltar a cair este ano, mas a queda será bem menor face à verificada no ano passado. Segundo as previsões da Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços (AECOPS), a produção na construção deverá cair 4,5% ao longo do ano, três vezes menos que a registada em 2013: 15%.

Notícia sobre:

Radiografia do dia: Taxa de risco de pobreza em Portugal em 2012

O Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (EU-SILC), realizado em 2013 e relativo a rendimentos do ano anterior, indica que 18,7% das pessoas estavam em risco de pobreza em 2012, mais 0,8% que em 2011 (17,9%). A pobreza atingiu sobretudo o grupo etário entre os zero e os 17 anos (24,4%).

Notícia sobre:

Crédito à habitação: juros aumentaram em fevereiro

Em fevereiro, a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação situou-se em 1,432%, mais 0,012% que no primeiro mês do ano. No que diz respeito à prestação média vencida, manteve-se, para a globalidade dos contratos e pelo nono mês consecutivo, em 258 euros.

Notícia sobre:

Rumores

Fatura da Sorte dá Audis em abril: A data só será conhecida esta semana mas estima-se que a partir do início de abril o Fisco vai começar a atribuir todas as semanas um Audi A4 - 2.0 TDI, com 136 cavalos, caixa manual e pintura metalizada aos consumidores finais que pedem faturas com o número de identificação fiscal (NIF). Já para os dois sorteios anuais extraordinários da "Fatura da Sorte" a escolha recaiu sobre os Audi A6 - 2.0 TDI, com 177 cavalos, caixa manual e pintura metalizada.

Notícia sobre: