Comentários: 0
Setor da construção cai 4,5% este ano, três vezes menos que em 2013

O setor da construção vai voltar a cair este ano, mas a queda será bem menor face à verificada no ano passado. Segundo as previsões da Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços (AECOPS), a produção na construção deverá cair 4,5% ao longo do ano, três vezes menos que a registada em 2013: 15%

Segundo a AECOPS, a nova redução deve-se à “evolução ainda negativa da produção nos segmentos Residencial (-10,0%), Não Residencial (-5,7%) e Engenharia Civil (-1,0%)”. Estes números, revelou em comunicado a associação, surgem num “quadro macroeconómico que até é, pela primeira vez em quatro anos, positivo”. 

A construção Residencial, por exemplo, “depois de uma evolução de -18% em 2013, altura em que os trabalhos produzidos foram equivalentes a apenas 22% da produção gerada no ano 2000, deverá continuar a cair (-10,1%)”, mas para números bem menores que os registados no ano passado, refere a AECOPS.

Já a queda estimada para este ano no segmento Não Residencial é de 5,7%, quando em 2013 terá sido de -13,8%. No que diz respeito ao segmento Engenharia Civil, a diminuição prevista é de 1%, “uma quebra bem menos expressiva do que aquela que se terá registado em 2013 (-14%)”, aponta a entidade.

De acordo com a AECOPS, a evolução verificada nestas previsões, “apesar de negativa, traduz já uma desaceleração significativa em relação à quebra de 15% verificada em 2013, indiciando que 2014 pode perspetivar um ponto de inflexão na evolução da atividade do setor”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade