Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Proprietários têm menos encargos com a casa que inquilinos

Autor: Redação

Os portugueses que compraram casa têm menos encargos financeiros que os que optaram por arrendar, por já terem amortizado parte das suas dívidas. A garantia foi dada por Isabel Guerra, professora do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), que se apoiou em dados do Eurostat de 2011.

A responsável, que falou num debate realizado durante a Semana da Reabilitação de Lisboa, adiantou que o “acesso à propriedade tem menos encargos e menos incumprimento” em comparação com quem está no regime de arrendamento. Citando números da comunidade europeia, a especialista apresentou dados sobre as famílias que gastam mais de 40% do rendimento em habitação a arrendar casas.

Segundo Isabel Guerra, os dados recolhidos revelam que há menos custos da habitação em Portugal comparativamente com médias europeias. A professora alertou, no entanto, que a taxa de esforço é diferente para “rendimentos de 500 euros ou de 5.000 euros”. “A taxa de esforço é menor porque parte significativa já amortizou as suas casas”, explicou.