Notícia do dia 16 de abril de 2014

Itália: ilha, castelo e antigo mosteiro vão a leilão

Itália: ilha, castelo e antigo mosteiro vão a leilão

O Estado italiano pôs à venda cerca de 40 propriedades que serão comercializadas através de um leilão online. Esta medida visa angariar fundos para cumprir as metas orçamentais definidas pela União Europeia (UE) e abater a dívida pública, sendo que o Governo prevê arrecadar 500 milhões de euros até ao final do ano com esta iniciativa. Entre os imóveis está uma ilha na lagoa de Veneza, um castelo do século XV e um mosteiro.
Onde vai o Governo fazer cortes de 1.400 milhões?

Onde vai o Governo fazer cortes de 1.400 milhões?

O Governo aprovou esta terça-feira (dia 15) em Conselho de Ministros cortes no valor de 1.400 milhões de euros, de forma a garantir um défice de 2,5% no próximo ano. A maior poupança será conseguida através da redução de custos nos Ministérios, com reorganização de serviços, centralização de competências, fusões e ganhos de eficiência. Só aqui serão “ganhos” 730 milhões de euros.
Setor privado ganha mais de 500 milhões com subsistemas de saúde

Setor privado ganha mais de 500 milhões com subsistemas de saúde

Sem rede própria de unidades prestadoras de cuidados de saúde, a ADSE, a Assistência na Doença dos Militares (ADM) e os Serviços de Apoio na Doença (SAD) da GNR e da PSP recorrem aos privados para responder às necessidades dos seus beneficiários, garantindo-lhes receitas de mais de 500 milhões de euros e retirando 1,6 milhões de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Rumores do dia

Rumores do dia

Passos Coelho admite “desonerar salários e pensões” em 2016: O primeiro-ministro admitiu “desonerar salários e pensões em 2016” e deixou claro que no Orçamento do Estado para 2015 não haverá ainda alívio da carga fiscal ou salários e pensões a níveis de 2010. Em entrevista à SIC, Passos Coelho não avançou qual será a medida que irá substituir no próximo ano a CES, mas garantiu que “terá de continuar a existir redução da pensão”, ainda que o corte “nunca será tão grande como é hoje”. (Diário Económico)
Somague reentra na corrida à construção do polémico Túnel do Marão

Somague reentra na corrida à construção do polémico Túnel do Marão

A Somague, que está em litígio com o Estado devido à paragem das obras do Túnel do Marão, quer regressar à construção do mesmo. Após ter sido anunciada a intenção política de retomar a obra, a Estradas de Portugal lançou, no este mês, quatro concursos públicos para a completar. Agora, e apesar da decisão ainda não estar formalizada, a Somague prepara-se para reentrar na corrida à empreitada.

Construção de dique na Lagoa de Óbidos sem efeito

O Ministério do Ambiente desistiu da construção de um dique na Lagoa de Óbidos para fixar a aberta da Foz do Arelho, por considerar que a solução não reúne garantias de êxito. “A solução para a Lagoa de Óbidos passará apenas pela realização de dragagens do corpo lagunar, ficando assim de lado a opção que passava pela construção de um dique de guiamento”, revelou, em comunicado, o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.